Eu vi na TV - práticas pedagógicas sobre propagandase consumo com crianças [recurso eletrônico]
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP D874e
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
1 recurso online (45 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Sergio Ferreira do Amaral
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O Brasil é um dos poucos países no mundo no qual não há restrições legais à publicidade destinada ao público infantil. Durante todo o dia, é alto o número de anúncios de propaganda voltados especificamente a esse público, com enfoque de natureza muitas vezes duvidosa. Considerando-se essa...
Resumo: O Brasil é um dos poucos países no mundo no qual não há restrições legais à publicidade destinada ao público infantil. Durante todo o dia, é alto o número de anúncios de propaganda voltados especificamente a esse público, com enfoque de natureza muitas vezes duvidosa. Considerando-se essa enorme exposição, bem como a inevitável constatação de que esse marketing agressivo e específico influencia os ideais de consumo das crianças, trazendo implicações por um constante estímulo de compra, esta pesquisa se propõe a desenvolver um projeto de ensino para a sala de aula. De que maneira o professor pode cooperar para o desenvolvimento de uma criticidade maior por parte das crianças diante da inevitável exposição às propagandas? O objetivo desta pesquisa não é apenas discutir sobre a influência nos valores e ideais de consumo, mas principalmente sugerir uma ferramenta que auxilie professores e pais a instruírem seus alunos e filhos, de forma que este marketing não tenha um efeito desregulado e desregrado sobre as crianças. Apresenta-se, portanto, um Projeto Pedagógico, criado e pensado para ser utilizado por professores do quinto ano do ensino fundamental, abordando esta questão e fomentando discussões e reflexões sobre o tema.
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF