Movimento socioespacial de cursinhos alternativos e populares = a luta pelo acesso à universidade no contexto do direito a cidade
TESE
Português
T/UNICAMP C279m
[Socio-spatial movement of alternative and popular Brazilian courses to prepare to the univesity entrance exam]
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
303 p. : il.
Orientador: Regina Célia Bega dos Santos
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: O presente trabalho aborda os cursinhos pré-vestibulares alternativos e populares como movimentos sociais urbanos em uma perspectiva geográfica e traz em tela a constituição de diversas experiências dessas práticas e algumas espacialidades produzidas por esses movimentos durante o processo...
Resumo: O presente trabalho aborda os cursinhos pré-vestibulares alternativos e populares como movimentos sociais urbanos em uma perspectiva geográfica e traz em tela a constituição de diversas experiências dessas práticas e algumas espacialidades produzidas por esses movimentos durante o processo de luta pelo acesso ao ensino superior no país. Partimos do debate sobre movimentos sociais na geografia e a importância dos recentes esforços teóricos na formulação de categorias próprias a essa disciplina para se pensar os movimentos sociais. Para entendê-los como movimentos sociais urbanos, procuramos vincular o objeto da pauta que lhes dão sentido (a universidade) à cidade e ao urbano, bem como vincular a causa da ausência dos pobres no ensino superior à forma como se constituiu o Estado brasileiro e os interesses que tal aparelho opera
Abstract: This work understands the popular and alternative Brazilian courses that prepare students to enter the university as social movements, according to Geographic perspective, and shows the constitution of many experiences of such practices and some space-related matters produced by such...
Abstract: This work understands the popular and alternative Brazilian courses that prepare students to enter the university as social movements, according to Geographic perspective, and shows the constitution of many experiences of such practices and some space-related matters produced by such movements during the fight process to the access to higher education in Brazil. We have begun with the debate about social movements in Geography and about the relevance of the recent theoretical efforts to formulate appropriate categories for this discipline so that we can think about social movements. In order to understand them as urban social movements, we have tried to vinculate their leading object (the university) with the city and urban matters, and we have vinculated the absence of poor people in higher education with the way which the Brazilian State was constituted and with the interests which such machine operates