A teoria fraseológico-musical de H.C. Koch (1749-1816)
TESE
Português
T/UNICAMP B278t
[The musical-phraseological theory of H.C. Koch (1749-1816)]
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
177 p. : il.
Orientador: Helena Jank
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Este trabalho propõe a abordagem hermenêutica da teoria fraseológica de Heinrich Christoph Koch (1749-1816), considerada, desde o século XVIII, a mais clara e completa sistematização fraseológica de sua época. O objetivo é compreender historicamente como se manifesta a relação entre a...
Resumo: Este trabalho propõe a abordagem hermenêutica da teoria fraseológica de Heinrich Christoph Koch (1749-1816), considerada, desde o século XVIII, a mais clara e completa sistematização fraseológica de sua época. O objetivo é compreender historicamente como se manifesta a relação entre a gramática musical, a retórica e a estética nessa teoria, investigando as técnicas de invenção, concatenação e desenvolvimento do pensamento musical elaboradas para a persuasão, além da natureza das próprias unidades de pensamento musical, como a frase, o período, estrutura e forma. A fim de reconstituir o horizonte de sentido dessa teoria e compreender a relação entre suas partes constituintes, são examinados os tratados, ensaios e artigos de Koch e os estudos atuais relacionados. O estudo do pensamento musical setecentista e de seus mecanismos criativos conduz a uma compreensão particular do repertório neles fundamentado, na medida em que recupera parâmetros próprios dessa produção musical para os quais nossa percepção não é sensível. Isso se torna evidente na última parte do trabalho, na qual a teoria fraseológica de Koch é aplicada na análise do primeiro movimento do quarteto de cordas em sol maior, KV 387 de W. A. Mozart, obra recomendada por Koch como modelar de seu gênero
Abstract: This work proposes the hermeneutical approach of Heinrich Christoph Koch's (1749-1816) phraseological theory, considered the most clear and complete phraseological systematization of his time since eighteenth century. The objective consists in achieving a historical comprehension of how...
Abstract: This work proposes the hermeneutical approach of Heinrich Christoph Koch's (1749-1816) phraseological theory, considered the most clear and complete phraseological systematization of his time since eighteenth century. The objective consists in achieving a historical comprehension of how the relation among musical grammar, rhetoric and aesthetics manifests itself in this theory. It will be investigated the techniques of creation, concatenation and development of musical thought, the influence of persuasion in the application of these techniques and the nature of the units of musical thought, such as phrase, period, structure and form. In order to reconstruct the horizon of meaning of this theory and to comprehend the relation among its constituent parts, it will be examined Koch's treatises, essays and articles and the contemporary studies related to them. The study of the eighteenth century musical thought and its creative procedures conducts to a particular comprehension of the repertoire founded on them, in so far as this study recovers the own parameters of this musical production, to which our perception is not sensible. It becomes evident in the last part of this work, in which Koch's phraseological theory is applied in an analysis of the first movement of W. A. Mozart's string quartet in G major, KV 387, a piece that is recommended by Koch as being a model for its genre
A teoria fraseológico-musical de H.C. Koch (1749-1816)
A teoria fraseológico-musical de H.C. Koch (1749-1816)
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra