Promoção da saúde e da qualidade de vida : estratégias em aulas de educação física escolar
TCC
Português
TCE/UNICAMP Ar15p
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
37 p.
Orientadores: Dênis Marcelo Modeneze, Érika da Silva Maciel, Jaqueline Girnos Sonati, Roberto Vilarta
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Este trabalho foi motivado por observações provenientes da práxis escolar, afinal é na escola que encontramos um ambiente propício para o desenvolvimento de programas e projetos capazes de suscitarem discussões voltadas à temática qualidade de vida. Neste estudo, temos a pretensão de...
Resumo: Este trabalho foi motivado por observações provenientes da práxis escolar, afinal é na escola que encontramos um ambiente propício para o desenvolvimento de programas e projetos capazes de suscitarem discussões voltadas à temática qualidade de vida. Neste estudo, temos a pretensão de apresentar e discutir estratégias voltadas à questão da promoção da saúde e da qualidade de vida, fundamentando preceitos que sirvam de fomento em discussões no ambiente escolar. Nosso foco está voltado à promoção da saúde, tendo como ênfase a formação crítica do discente no que se refere aos aspectos relacionados à atividade física, ao estilo de vida e a qualidade de vida. No decorrer do trabalho há implicações quanto a redução ou ausência da atividade física, levando em consideração o crescente aumento do sedentarismo que vem sendo influenciado pelos padrões cotidianos atuais. Enfim, por meio de um levantamento e revisão bibliográfica, objetivamos explorar o conceito de atividade física levando em consideração sua importância para a promoção da saúde e da qualidade de vida de escolares
Abstract: This article was motivated by observations from scholarly praxis. Since in the school is where we find the proper environment for developing programs and projects that suscitate discussion on quality of life subject matter. With this study we intend to present and discuss strategies for...
Abstract: This article was motivated by observations from scholarly praxis. Since in the school is where we find the proper environment for developing programs and projects that suscitate discussion on quality of life subject matter. With this study we intend to present and discuss strategies for health promotion and quality of life, by establishing basis that will serve as foment to discussions in the scholar environment. Our focus is on health promotion, with emphasis to developing critical consciousness on the students in regards to physical activities, lifestyle and quality of life. Throughout this work there are implications about the diminution or lack of physical activity, if we consider the increasing sedentariness which has been influenced by the actual quotidian standards. Finally, through a research and bibliographical review, we aim to explore the concept of physical activity, taking into consideration its importance for health promotion and quality of life of schoolchildren