O esporte e o lúdico nas pesquisas em educação física
TCC
Português
TCE/UNICAMP B444e
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
46 p.
Orientador: Silvia Cristina Franco Amaral
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Percebe-se que em algumas escolas o aprendizado das modalidades esportivas nas aulas de educação física é aplicado visando apenas o processo pedagógico de modalidade esportiva e a especialização precoce dos alunos. O objetivo deste trabalho foi entender como o esporte e o lúdico vem sendo...
Resumo: Percebe-se que em algumas escolas o aprendizado das modalidades esportivas nas aulas de educação física é aplicado visando apenas o processo pedagógico de modalidade esportiva e a especialização precoce dos alunos. O objetivo deste trabalho foi entender como o esporte e o lúdico vem sendo tratados na literatura atual, enfatizando-se nesta análise como os autores tratam do tema quando o ensino ocorre na Educação Física escolar. Para tanto, utilizamos a metodologia de análise de conteúdo da produção recente sobre o tema, tento sido selecionado para nossa amostra artigos das revistas Movimento, Motriz, Revista Brasileira de Ciência do Esporte e Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, entre os anos 2005 a 2010. Concluímos que os professores de Educação Física precisam buscar um conhecimento maior sobre o esporte e o lúdico na escola, pois, da forma como disso se trata atualmente, há uma mera reprodução do esporte formal, baseada numa forma tradicional de ensinar esporte, forma esta que está enraizada em nossas escolas há décadas, tomando o professor para si um papel de treinador, o que não condiz com sua função de educador
Abstract: It is noticed that in some schools the learning of sports in physical education classes, is applied to address only the process of teaching the sport and the early specialization of students. Having this, thinking about it that we decided to study how the sport is being addressed in...
Abstract: It is noticed that in some schools the learning of sports in physical education classes, is applied to address only the process of teaching the sport and the early specialization of students. Having this, thinking about it that we decided to study how the sport is being addressed in schools, as the play can serve as a learning tool to aid in sports and how the issue is addressed by the study authors. The objective of this study is to understand how sport and leisure has been treated in the current literature, emphasizing in this analysis as the authors · deal with the subject when the teaching is in physical education. For this purpose, we use the methodology o f content analysis o f recent production on the subject, for selecting our sample journal articles: Motion, Motive, Journal of Sports Science and Journal of Physical Education and Sport, between the years 2005 to 2010. We conclude that the physical education teachers need to seek and improve their knowledge about the sport and play in school, because of how it is that currently there is a mere reproduction of the formal sports, based on a traditional way of teaching the sport, which is how this rooted in our schools for decades, making the teacher to play a role as coach, which is not consistent with its role as an educator
O esporte e o lúdico nas pesquisas em educação física
O esporte e o lúdico nas pesquisas em educação física
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra