O ensino da ginástica na escola : análise da proposta curricular do Estado de São Paulo
TCC
Português
TCE/UNICAMP B648e
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
89 p.
Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Dentre os conteúdos da Cultura Corporal de Movimento constitutivos da prática pedagógica da Educação Física pode-se se dizer que a Ginástica é um dos mais tradicionais e ao mesmo tempo um dos menos explorados na atualidade, Um grande diferencial da prática da ginástica em relação a outros...
Resumo: Dentre os conteúdos da Cultura Corporal de Movimento constitutivos da prática pedagógica da Educação Física pode-se se dizer que a Ginástica é um dos mais tradicionais e ao mesmo tempo um dos menos explorados na atualidade, Um grande diferencial da prática da ginástica em relação a outros elementos da Cultura Corporal, reside no contato mais direto do aluno com seu próprio corpo e na vivência de suas potencialidades e limitações. Essa contribuição torna esse conteúdo tão importante quanto os outros e portanto, necessário de ser trabalhado nas aulas de Educação Física Escolar. Atentos a esta necessidade, os autores da proposta pedagógica do estado de São Paulo de 2008/2009, incluíram de modo significativo o conteúdo ginástico distribuindo-os nas diferentes séries do Ensino Fundamental e Médio. Neste sentido este trabalho tem o objetivo de realizar uma revisão bibliográfica sobre o trato da Ginástica nas aulas de educação física escolar, para posteriormente analisar a proposta do estado de São Paulo e poder assim realizar um debate crítico sobre a mesma, a partir da experiência profissional que ambos os autores possuem no âmbito escolar
Abstract: Among the contents of the culture of body movement that constitute the practice of teaching physical education can be said that gymnastics is one of the most traditional and yet one of the least explored today great advantage of the practice gym in relation to other elements of body...
Abstract: Among the contents of the culture of body movement that constitute the practice of teaching physical education can be said that gymnastics is one of the most traditional and yet one of the least explored today great advantage of the practice gym in relation to other elements of body culture, lies in direct contact with the student body and their own experience of their capabilities and limitations. This contribution makes this content as important as others and therefore need to be worked in physical education classes. Aware of this need, the authors of the educational proposal of the state of São Paulo from 2008/2009, included a significant content gymnastic distributing them in different grades of elementary and high school. In this sense this paper aims to conduct a literature review on the treatment of gymnastics in physical education classes, to further examine the proposal of the state of Sao Paulo and can thus achieve a critical debate about it, from the experience that both authors have in the school
O ensino da ginástica na escola : análise da proposta curricular do Estado de São Paulo
O ensino da ginástica na escola : análise da proposta curricular do Estado de São Paulo
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra