Aplicação de ferramentas de gestão de conhecimento no desenvolvimento de produtos automotivos
TESE
Português
T/UNICAMP Si38p
[Application of knowledge management tools on automotive products development]
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
130 p. : il.
Orientador: Geilson Loureiro
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo a proposição de uma abordagem de gestão de conhecimento auxiliar ao processo de desenvolvimento de produtos automotivos, mais especificamente, nas atividades de projeto do produto. Em tempos onde a complexidade dos produtos é cada vez maior, a importância...
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo a proposição de uma abordagem de gestão de conhecimento auxiliar ao processo de desenvolvimento de produtos automotivos, mais especificamente, nas atividades de projeto do produto. Em tempos onde a complexidade dos produtos é cada vez maior, a importância da utilização de um processo estruturado de desenvolvimento de produto torna-se primordial para que os projetos possam ser conduzidos de maneira controlável desde a sua concepção até o lançamento do produto. Mas este processo, por si só, não garante que o conhecimento empregado e gerado por suas atividades seja disseminado e mantido na empresa ao longo do tempo, ou até mesmo entre projetos concomitantes. Uma vez definidos os limites de aplicação para as idéias aqui registradas, a pesquisa bibliográfica foi realizada sobre dois temas principais: Processo de Desenvolvimento de Produto e Gestão do Conhecimento. No primeiro tema buscou-se o embasamento necessário para melhor compreensão da complexidade do processo de desenvolvimento de produtos, bem como identificar o modelo mais adequado e mais empregado pelas indústrias do setor automobilístico, público alvo desta dissertação. A pesquisa sobre Gestão do Conhecimento buscou identificar, entre os diferentes estudos já realizados, um conjunto de técnicas, métodos e ferramentas tecnológicas que melhor se adequasse ao modus operandi de organizações que atuam no setor automobilístico, desenvolvendo produtos complexos. Em conclusão, este trabalho apresenta como a abordagem proposta vai ao encontro das necessidades da industria automobilística, de modo geral, e da organização unidade de análise, em particular, quanto a utilização de Gestão de Conhecimento em seu Processo de Desenvolvimento de Produtos
Abstract: This dissertation aims to propose a knowledge management approach to assist the product development process in the automotive industry, at the activities of the design cycle. In times when the product complexity is even bigger, the importance of having a well-structured product development...
Abstract: This dissertation aims to propose a knowledge management approach to assist the product development process in the automotive industry, at the activities of the design cycle. In times when the product complexity is even bigger, the importance of having a well-structured product development process is essential to enable the companies to manage their projects more easily since its conception until the product launch but, this process does not guarantee that the knowledge used and generated by each project is captured and disseminated throughout the company over time. Once defined the application boundaries to the ideas here registered, the bibliographical research was made about two main themes: product development process and knowledge management, seeking on the first of them enough basis to better understand the complexity of the product development process, as per identify the most suitable model within the automotive industry, target of this dissertation. The research about knowledge management aimed to identify among various studies, technological tools and techniques which best fit the modus operandi of organizations which develop complex products in the the automotive industry. In conclusion, this dissertation demonstrates how the proposed approach meets the needs of the automotive industry, in general, and the needs of the organization under analysis, in particular, by applying Knowledge Management to its Product Development Process