A politica educacional do ensino superior e o regime autoritario : a configuração do ensino superior em São Paulo
Leny Leitão
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP L535p
Campinas, SP : [s.n.], 1994.
213 f.
Orientador: Lucia Avelar
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta dissertação procura analisar a política educacional do ensino superior gestada durante a década de 60, no período de construção do Estado Burocrático-Autoritário, e os caminhos de sua concretização no Estado de São Paulo. Inicialmente apresenta-os a discussão do Estado e do Regime de...
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Resumo: Esta dissertação procura analisar a política educacional do ensino superior gestada durante a década de 60, no período de construção do Estado Burocrático-Autoritário, e os caminhos de sua concretização no Estado de São Paulo. Inicialmente apresenta-os a discussão do Estado e do Regime de Governo, não com o objetivo de se elaborar uma análise de amplo caráter explicativo, mas de deixar claro o referencial a ser utilizado durante o trabalho. Em seguida, analisa-os a construção do Estado Burocrático Autoritário Brasileiro, em suas diferentes fases, buscando entender os conflitos que emergiram durante os anos do autoritarismo, e as diferentes relações estabelecidas entre Estado e Sociedade. Discutimos, então, o processo de construção da Reforma Universitária, a partir da leitura e interpretação dos documentos legais produzidos, principalmente, a partir do Golpe de 64. A parte final da dissertação procura mostrar os rumos da Reforma no Estado de São Paulo, e o modo como a Privatização do Ensino Superior, como uma das Políticas Públicas do Estado Autoritário, acabou se viabilizando em favor, não da educação, mas das Mantenedoras, que souberam responder, adequadamente, às demandas dos diferentes grupos da nossa sociedade
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Abstract: Not informed
A politica educacional do ensino superior e o regime autoritario : a configuração do ensino superior em São Paulo
Leny Leitão
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