Representações sociais sobre educação étnico-racial de professores de Ituiutaba-MG e suas contribuições para a formação docente
TESE
Português
T/UNICAMP G586r
[Social representations of racial-ethnic education of teachers from Ituiutaba-MG and his contributions to teacher education]
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
168 p. : il.
Orientador: Ângela Fátima Soligo
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A legislação educacional, através da Lei 10.639/03 e de outros aparatos, reconhece a necessidade de estruturar a Educação das relações étnico-raciais. Contudo, ainda são poucas e pontuais as experiências no cotidiano escolar que possibilitam a concretização da lei. Assim sendo, essa pesquisa...
Resumo: A legislação educacional, através da Lei 10.639/03 e de outros aparatos, reconhece a necessidade de estruturar a Educação das relações étnico-raciais. Contudo, ainda são poucas e pontuais as experiências no cotidiano escolar que possibilitam a concretização da lei. Assim sendo, essa pesquisa objetiva compreender, sob a perspectiva da Pedagogia Culturalmente Relevante, como a história de vida revela elementos do conceito de si e como este se imbrica na tessitura de experiências profissionais de professore(a)s considerados pela comunidade (acadêmica e militante) como exitosos na implementação da Educação das relações étnico-raciais. A escolha do(a)s professore(a)s colaboradore(a)s foi feita por indicação da comunidade e a coleta de dados a partir da observação de campo, entrevista livre e roda de conversa. Para interpretação, recorri aos dois processos definidos na abordagem processual da Teoria das Representações Sociais: ancoragem e objetivação, que embasaram as inferências. Na ancoragem busquei compreender como são constituídas as redes de significações em torno da Educação étnico-racial, a partir de elementos da identidade pessoal e profissional, que levaram à identificação do conceito de si. Pela objetivação busquei verificar como ocorre a transformação da ideia de educação étnicoracial em esquemas ou imagens concretas. Isso foi possível perceber através das práticas exitosas - abordando a materialização de ações de sucesso sobre essa concepção educativa, tanto nos momentos de observação quanto na roda de conversa. Assim sendo, embora reconhecendo a importância da legislação a respeito das relações raciais, é possível inferir que a materialização da Educação das relações étnico-raciais se viabiliza pelo compromisso do(a) professor(a), mais que pela normatização jurídica.
Abstract: The law recognizes education through the Law 10.639/03 and other devices, the need to structure the education of racial ethnic relations. However, there are very few and specific experiences in school life for implementation of that law. Therefore, based on the perspective of culturally...
Abstract: The law recognizes education through the Law 10.639/03 and other devices, the need to structure the education of racial ethnic relations. However, there are very few and specific experiences in school life for implementation of that law. Therefore, based on the perspective of culturally relevant pedagogy, this study aims to understand how the life story reveals elements of the concept of self, and how this concept is embedded in the weaving of professional experiences of teachers / considered by the community (academic and activist) as successful in implementing the Education of Racial Ethnic relations. Methodologically, the research used the choice of / the teachers / employees to / as a nominee of the community, collecting data through field observation, interviews and free conversation wheel. For interpretation, I turned to two processes defined in the procedural approach of the Theory of Social Representations - anchoring and objectification, which have shaped the inferences. Anchoring sought to understand how the networks are made up of meanings around the racial ethnic education, from elements of personal identity by means of approaches to life and their life experiences, career choice and even teacher training. Such cuts have led to the identification of the concept itself. I looked to see how the objectification occurs the transformation of the idea of racial ethnic education schemes or concrete images. It was possible to see through the successful practice - addressing the realization of successful actions on the racial ethnic education, both in moments of observation and conversation on the wheel. I conclude that the concept itself is important to trigger positive positioning in relation to black identity and its process of integration into the world and the dynamics of Brazilian society, which is reflected in teacher performance. Thus, while recognizing the importance of legislation regarding race relations, we can infer that the materialization of Education racial ethnic relations is made possible by the commitment (a) professor (a), rather than by legal norms.