Dificuldades de aprendizagem [recurso eletrônico] : levantamento bibliográfico e análise de estudos na UNICAMP
TCC DIGITAL
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP B655d
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
1 recurso online (77 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Selma de Cássia Martinelli
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: As dificuldades de aprendizagem caracterizam-se como um dos problemas mais recorrentes na educação, especificamente nos primeiros anos do ensino fundamental, e afetam não apenas o desempenho dos estudantes como também dos professores, que muitas vezes estão despreparados para enfrentar este...
Resumo: As dificuldades de aprendizagem caracterizam-se como um dos problemas mais recorrentes na educação, especificamente nos primeiros anos do ensino fundamental, e afetam não apenas o desempenho dos estudantes como também dos professores, que muitas vezes estão despreparados para enfrentar este tipo de situação. Através de um levantamento bibliográfico realizado na base de dados online da UNICAMP e considerando teses e dissertações produzidas a partir da década de 80, o objetivo deste estudo é explorar a produção acadêmica a respeito das dificuldades de aprendizagens a fim de se comparar as tendências de estudo e relatar as evoluções sobre o assunto ao longo das três últimas décadas. Após a tabulação e análise dos dados encontrados foi possível observar que a pesquisa sobre dificuldades de aprendizagem é ainda um campo em expansão, no qual o número de estudos, que nos anos 80 apresentou-se muito pequeno, vem crescendo significativamente. A grande maioria destes estudos refere-se às pesquisas que buscam investigar os motivos que levam ao aparecimento das dificuldades de aprendizagens e mostram, ao longo do período analisado, uma tendência crescente na busca por estes motivos nas áreas sociais e psicopedagógicas, não os atribuindo mais às questões neurológicas apenas
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF