Ensino primário em Campinas durante a primeira era Vargas [recurso eletrônico]
TCC
Português
(Broch.)
TCC DIGITAL/UNICAMP R277e
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
1 recurso online (55 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: José Claudinei Lombardi
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa analisa a Primeira Era Vargas (1930-1945) em âmbito educacional. Primeiramente apresenta um resumo do contexto político e econômico do Brasil na época. Analisando como Vargas subiu ao poder e como a economia se desenvolvia no pós Crise de 29 até a consolidação da...
Resumo: Esta pesquisa analisa a Primeira Era Vargas (1930-1945) em âmbito educacional. Primeiramente apresenta um resumo do contexto político e econômico do Brasil na época. Analisando como Vargas subiu ao poder e como a economia se desenvolvia no pós Crise de 29 até a consolidação da industrialização, a partir da década de 40. Após essa análise, apresentamos o panorama educacional da época em nível nacional, explicitando as primeiras reformas educacionais, criadas primeiramente pela Reforma Francisco Campos, ministro da Educação e Saúde Pública em 1930 e depois as Leis Orgânicas, formuladas pelo segundo ministro da Educação e Saúde Pública e depois pelo segundo ministro Gustavo Capanema. Este último foi responsável pelas primeiras pelas Leis Orgânicas e leis mais consistente sobre o ensino primário, mas isto não quer dizer que tenha acontecido na prática. Em um segundo momento o destaque foi dado ao município de Campinas, sua história, as transformações ocorridas na década de 30, como o Plano de Urbanização e a criação dos Grupos Escolares, representando a modernidade em educação. Após essa análise, veremos se Campinas se adequou às Leis Federais que surgiram no período analisado. Para isso foi necessário uma pesquisa de Fontes Primárias, encontradas nas Atas da Câmara Municipal de Campinas durante o período 1930 - 1945
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