Processos de significação [recurso eletrônico] : palavras e gestos na constituição do brincar
TCC
Português
(Broch.)
TCC DIGITAL/UNICAMP F218p
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
1 recurso online (83 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A presente pesquisa tem como base teórica e metodológica a perspectiva Histórico-Cultural, a qual assume a natureza social no desenvolvimento humano, e admite a importância das relações sociais como espaço privilegiado, para o estudo dos processos de significação. O objetivo desse trabalho é...
Resumo: A presente pesquisa tem como base teórica e metodológica a perspectiva Histórico-Cultural, a qual assume a natureza social no desenvolvimento humano, e admite a importância das relações sociais como espaço privilegiado, para o estudo dos processos de significação. O objetivo desse trabalho é investigar indícios de construção e apropriação de significados nas relações entre adulto/criança e criança/criança, no contexto da educação infantil, e como a brincadeira se estabelece como atividade principal. Para tanto, foi proposta a participação nas atividades cotidianas em um Centro Municipal de Educação Infantil, na cidade de Campinas, SP, acompanhando um grupo de crianças entre 16 meses a 3 anos. Durante o período de dois anos, os registros ocorreram semanalmente, em diários de campo e/ou vídeo gravações, diversas situações, orientando o olhar para a dinâmica das relações, e procurando ressaltar como os significados iam se estabelecendo nessas relações cotidianas. Nas análises, deu-se atenção à pertinência de refletir sobre os modos de incorporação e reação das crianças à palavra do outro, o que mostra a importância da interação social e como, na convivência e na interação com esse outro, a criança cria/estabelece novos significados. Mais um aspecto considerado foi a importância do gesto/olhar, bem como a interpretação do outro na produção de significados pela criança. No decorrer do estudo, observou-se como as crianças operavam com objetos, palavras e gestos em situações específicas, e como as ações e significações das crianças iam se transformando e recriando-se nas interações. A pesquisa mostra como as significações vão se estabelecendo nas relações das crianças entre si, e como elas vão se relacionando com os objetos disponíveis no ambiente, ocupando diferentes lugares sociais, permeados de regras construídas socialmente .
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