Leitura literária na sala de aula [recurso eletrônico] : concepções dos professores das séries iniciais
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP Si38L
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
1 recurso online (91 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho objetiva conhecer as representações e práticas de leitura literária de professores de séries iniciais em uma escola pública da cidade de Sumaré (SP), para com base nelas analisar as estratégias adotadas pelo grupo pesquisado quanto ao uso da leitura literária dentro da sala de...
Resumo: Este trabalho objetiva conhecer as representações e práticas de leitura literária de professores de séries iniciais em uma escola pública da cidade de Sumaré (SP), para com base nelas analisar as estratégias adotadas pelo grupo pesquisado quanto ao uso da leitura literária dentro da sala de aula. Além da pesquisa bibliográfica referente ao tema, foi utilizado, para a coleta de dados, um questionário, além de entrevistas ¿ em forma de conversa, destacando-se os seguintes tópicos: concepção de leitor; concepção de leitura literária; escolha do material literário e práticas pedagógicas. Foi possível perceber que as professoras pesquisadas não expressam de forma clara uma distinção entre leitura de modo geral e a leitura literária. Respostas vagas, contraditórias, podem ser reveladoras de um não conhecimento sobre a especificidade da linguagem literária ao longo da formação dessas professoras. Percebe-se, de forma implícita, uma concepção de leitura com uma finalidade que se apresenta externa a si mesma. A leitura literária é percebida como aquela que presumivelmente desenvolve habilidades cognitivas no indivíduo, aperfeiçoando-o, quando exercida. Grande parte das vezes, ela aparece como forma de prazer passageiro e entretenimento, em práticas puramente receptivas
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF