Contar estorias : um evento de fala em analise, uma visão etnometodologica do ato de narrar
TESE
Português
T/UNICAMP OL4c
Campinas, SP : [s.n.], 1994.
2v. : il.
Orientador: Ingedore G. V. Koch
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Este estudo examina interações narrativas entre crianças em fase de alfabetização e diversos interlocutores-professores, pais e pesquisador -, no intuito de investigar como a criança produz estórias e o entendimento que ela tem deste evento de fala. Para a discussão de ste evento narrra...
Resumo: Este estudo examina interações narrativas entre crianças em fase de alfabetização e diversos interlocutores-professores, pais e pesquisador -, no intuito de investigar como a criança produz estórias e o entendimento que ela tem deste evento de fala. Para a discussão de ste evento narrra tivo, segu imos os procedimentos de pesquisa da orientação etnometodológica e adotamos, basicamente, as categorias do modelo SPEAKING (Hymes, 1972 ), cuja unidade
análise são eventos de fala situadas no tempo e no espaço. A concepção de que narrativas são construções sociais é vista de duas maneiras. Num primeiro sentido, o processo de narrar e os mecanismos utilizados na produção narrativa são examinados em casa e na escola, tentando-se depreender as fontes sociais de letramento em tais ambientes. Com vistas a esta preocupação, foram observadas familias letradas e não-letradas, bem como diversos professores, atuando em atividades narrativas e opinando sobre o ato de narrar. Além da 'observação de rotinas narrativas, foram aplicados questionários e gravados depoimentos. Num segundo sentido, o processo de narrar é analisado como um evento de fala que sofre interferência de inúmeras variáveis. situação, participante!s, propósitos, formas de fala, interpretação, entre outros
Abstract: Not informed.
Contar estorias : um evento de fala em analise, uma visão etnometodologica do ato de narrar
Contar estorias : um evento de fala em analise, uma visão etnometodologica do ato de narrar
Exemplares
Nº de exemplares: 4
Não existem reservas para esta obra