Contar estorias : um evento de fala em analise, uma visão etnometodologica do ato de narrar
Maria do Socorro Oliveira
TESE
Português
T/UNICAMP OL4c
Campinas, SP : [s.n.], 1994.
2v. : il.
Orientador: Ingedore G. V. Koch
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Este estudo examina interações narrativas entre crianças em fase de alfabetização e diversos interlocutores-professores, pais e pesquisador -, no intuito de investigar como a criança produz estórias e o entendimento que ela tem deste evento de fala. Para a discussão de ste evento narrra...
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Resumo: Este estudo examina interações narrativas entre crianças em fase de alfabetização e diversos interlocutores-professores, pais e pesquisador -, no intuito de investigar como a criança produz estórias e o entendimento que ela tem deste evento de fala. Para a discussão de ste evento narrra tivo, segu imos os procedimentos de pesquisa da orientação etnometodológica e adotamos, basicamente, as categorias do modelo SPEAKING (Hymes, 1972 ), cuja unidade
análise são eventos de fala situadas no tempo e no espaço. A concepção de que narrativas são construções sociais é vista de duas maneiras. Num primeiro sentido, o processo de narrar e os mecanismos utilizados na produção narrativa são examinados em casa e na escola, tentando-se depreender as fontes sociais de letramento em tais ambientes. Com vistas a esta preocupação, foram observadas familias letradas e não-letradas, bem como diversos professores, atuando em atividades narrativas e opinando sobre o ato de narrar. Além da 'observação de rotinas narrativas, foram aplicados questionários e gravados depoimentos. Num segundo sentido, o processo de narrar é analisado como um evento de fala que sofre interferência de inúmeras variáveis. situação, participante!s, propósitos, formas de fala, interpretação, entre outros Ver menos
análise são eventos de fala situadas no tempo e no espaço. A concepção de que narrativas são construções sociais é vista de duas maneiras. Num primeiro sentido, o processo de narrar e os mecanismos utilizados na produção narrativa são examinados em casa e na escola, tentando-se depreender as fontes sociais de letramento em tais ambientes. Com vistas a esta preocupação, foram observadas familias letradas e não-letradas, bem como diversos professores, atuando em atividades narrativas e opinando sobre o ato de narrar. Além da 'observação de rotinas narrativas, foram aplicados questionários e gravados depoimentos. Num segundo sentido, o processo de narrar é analisado como um evento de fala que sofre interferência de inúmeras variáveis. situação, participante!s, propósitos, formas de fala, interpretação, entre outros Ver menos
Abstract: Not informed.
Contar estorias : um evento de fala em analise, uma visão etnometodologica do ato de narrar
Maria do Socorro Oliveira
Contar estorias : um evento de fala em analise, uma visão etnometodologica do ato de narrar
Maria do Socorro Oliveira
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