O alfabetizador e a leitura : analise de uma experiencia de formação em serviço
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP OL4a
Campinas, SP : [s.n.], 1994.
[164]f.
Orientador: Angela B. Kleiman
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Nosso trabalho analisa alguns elementos do processo de construção de conhecimento sobre leitura do alfabetizador de adultos, através de um estudo de caso. O professor analisado estava envolvido em uma experiência de formação em serviço, pela qual realizávamos observações-participantes de...
Resumo: Nosso trabalho analisa alguns elementos do processo de construção de conhecimento sobre leitura do alfabetizador de adultos, através de um estudo de caso. O professor analisado estava envolvido em uma experiência de formação em serviço, pela qual realizávamos observações-participantes de suas aulas e registros (notas e gravações) sobre elas, e também reuniões entre um grupo de professoras observadas e o nosso, de pesquisadores universitários, para a discussão dessas aulas acompanhadas. Nossos dados são, de um lado, aulas de uma professora, que tem observada sua atuação na criação de eventos de letramento significativos para o ensino de leitura, antes e durante a experiência de formação em serviço; e, de outro, depoimentos de duas alfabetizadoras a respeito desta experiência. A partir de conclusões sobre o perfil enquanto leitor e formador de leitores, esperamos que nosso trabalho forneça subsídios que orientem a reformulação dos cursos de 2o. grau de formação para o Magistério, no Brasil.
Abstract: Not informed.