Averiguação da utilização de sensores microeletromecânicos de giro como ferramenta de análise no ciclismo
TCC
Português
TCC/UNICAMP P276a
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
44 p.
Orientador: Luiz Eduardo Barreto Martins
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Durante as provas de ciclismo, em especial as de velódromo, a técnica é um dos elementos chave do desempenho, e sabendo que os velódromos são ovais e inclinados, estes exigem uma técnica apurada do ciclista para a aproximação de uma trajetória ideal. A análise da técnica de um ciclista em...
Resumo: Durante as provas de ciclismo, em especial as de velódromo, a técnica é um dos elementos chave do desempenho, e sabendo que os velódromos são ovais e inclinados, estes exigem uma técnica apurada do ciclista para a aproximação de uma trajetória ideal. A análise da técnica de um ciclista em campo real envolve muitos fatores e variáveis e por essa razão foi desenvolvido SIN na faculdade de engenharia elétrica e de computação, que fosse capaz de mensurar aceleração e rotações em três eixo ortogonais entre si. Para a aplicação em campo foi necessário o desenvolvimento da captação de medições e configurações desse aparelho em ambiente controlado para que pudesse ser averiguada e avaliada sua possível utilidade para mensurar tais técnicas. Desta forma foi construída uma plataforma de testes para analisar a resposta do Sistema Inercial de Navegação em rotações simuladas do pé-de-vela nas rotações de 6.44, 30 , 46.88 e 60 rpm, que compreende valores usuais no ciclismo. O principal resultado encontrado foi a diferença de 8% entre a trajetória modelo e o Sistema Inercial de Navegação. Concluindo que a plataforma desenvolvida foi adequada para simular a atividade de ciclismo e determinou os desvios de rastreamento entre os resultados do simulador e do Sistema Inercial de Navegação
Abstract: During the cycling events, especially in the velodrome, the technique is a key element of performance, and knowing that the velodromes are oval and oblique, these require an accurate technique for the cyclist approaching an ideal trajectory. The analysis of the technique of a cyclist in...
Abstract: During the cycling events, especially in the velodrome, the technique is a key element of performance, and knowing that the velodromes are oval and oblique, these require an accurate technique for the cyclist approaching an ideal trajectory. The analysis of the technique of a cyclist in actual field involves many factors and variables, and for that reason SIN was developed at the faculty of electrical engineering and computing, which is capable of measuring acceleration and rotation in three orthogonal axis. For field application it was necessary to capture the development of measurements and settings for this device in a controlled environment so it could be investigated and evaluated its possible usefulness in measuring techniques. Thus was built a testbed to analyze the response of the Inertial Navigation System in rotations simulated foot-candle at 6:44 rotations, 30, 46.88 and 60 rpm, which includes the usual values in cycling. The main conclusion was the difference of 8% over the trajectory model and Inertial Navigation System. Concluding that the developed framework was adequate to simulate the activity of cycling and determined the deviations of screening for the results of the simulator and Inertial Navigation System
Averiguação da utilização de sensores microeletromecânicos de giro como ferramenta de análise no ciclismo
Averiguação da utilização de sensores microeletromecânicos de giro como ferramenta de análise no ciclismo
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