A educação fisica para crianças e os preceitos de Vigotski
TCC
Português
TCC/UNICAMP T258e
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
41 p.
Orientador: Sergio Stucchi
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: O texto faz um estudo bibliográfico de obras de Vigotski e sobre autores que escreveram a partir de suas obras, com o propósito de entender sobre o funcionamento prático de suas teorias. Foram estudados os conceitos de processo de construção do conhecimento, apropriação dos saberes, zonas de...
Resumo: O texto faz um estudo bibliográfico de obras de Vigotski e sobre autores que escreveram a partir de suas obras, com o propósito de entender sobre o funcionamento prático de suas teorias. Foram estudados os conceitos de processo de construção do conhecimento, apropriação dos saberes, zonas de desenvolvimento proximal e real, brinquedo, instrumentos de mediação e mediador pedagógico, pensando em como esses temas se refletem na educação de crianças em instituições formais ou não de ensino. Também foi feito um breve questionário para alguns profissionais da área para ter uma idéia de como eles trabalham em seu fazer pedagógico. Considerando as questões de interação sociocultural, destacamos o papel do profissional pedagógico dentro das escolas exercendo o papel de mediador pedagógico, portanto, que planeja, executa e avalia conteúdos os mais diversificados possíveis, oriundos da cultura humana acumulada, a fim de promover uma educação a criança . Por fim, importante dizer que existem outros mediadores, que embora não tenham intencionalidade, também educam, como por exemplo, outras crianças, clubes, meios de comunicação
Abstract: The text makes a bibliographical study of workmanships of Vigotski and on authors whom they had written from its workmanships, with the intention to understand on the practical functioning of its theories. The concepts of process of construction of the knowledge had been studied,...
Abstract: The text makes a bibliographical study of workmanships of Vigotski and on authors whom they had written from its workmanships, with the intention to understand on the practical functioning of its theories. The concepts of process of construction of the knowledge had been studied, appropriation knowing of them, zones of proximal and real development, toy, instruments of mediation and pedagogical mediator, thinking about as these subjects if they reflect in the education of children in formal or informal institute of educacion. It was also made brief questionnaire for some Professionals to have an idea of how they work to make His teaching. Considering the questions of sociocultural interaction, we inside detach the paper of the pedagogical professional of the schools exerting the pedagogical mediating paper, therefore that it plans, it executes and it evaluates the possible, deriving the most diversified contents of the culture accumulated human being, in order to promote an education the small child. , Finally important to say that other mediators exist, who even so do not have scienter, also educate, as for example other children, clubs, medias.