Don Ramón : vida e obra nas artes circenses
TCC
Português
TCC/UNICAMP L881d
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
93 p. + DVD-ROM.
Orientadores: Ermínia Silva. Marco Antonio Coelho Bortoleto
Acompanha DVD-Rom com documentário "Bravo Ramón!" produzido por Daniel de Carvalho Lopes e Erminia Silva, viabilizado pelo Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo, da Fundação Nacional das Artes (Funarte) - Ministério da Cultura.
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Este trabalho tem seu foco na apresentação da trajetória artística e de vida do artista circense Ramón Martin Ferroni, ciclista acrobata e malabarista, que atuou das décadas de 1930 a 1980. Nesta pesquisa, foram levantadas, produzidas e reunidas diversas fontes, de forma que ela se configura...
Resumo: Este trabalho tem seu foco na apresentação da trajetória artística e de vida do artista circense Ramón Martin Ferroni, ciclista acrobata e malabarista, que atuou das décadas de 1930 a 1980. Nesta pesquisa, foram levantadas, produzidas e reunidas diversas fontes, de forma que ela se configura em um corpus documental, tendo em vista o oferecimento de visibilidade à produção de Ramón Ferroni e a sua constituição como artista circense. Assim, procuramos compreender e apresentar a trajetória de vida e arte de Don Ramón, como era conhecido artisticamente, tomando ele próprio como referência para contextualizar o circo e suas artes no período em que atuava, bem como, a sua dimensão social pautada na socialização/formação/aprendizagem. As artes circenses têm cada vez mais figurado como conteúdo da Educação Física, uma vez que possuem cruzamentos históricos e de saberes. No entanto, sua apropriação pela Educação física, atualmente, não tem contemplado um olhar voltado para os bastidores do circo e seus agentes atuantes, como é o caso do artista Ramón Ferroni. Oferecer visibilidade à trajetória de vida e arte de um artista circense configura-se como uma iniciativa que vem para complementar essa carência de atenção aos bastidores do circo por parte da Educação Física. Don Ramón, para além da sua excelência artística com o número de acrobacias sobre bicicleta e antipodismo ¿ malabarismo com os pés ¿, foi responsável por uma produção artística dentro do universo circense que extrapola a simples execução dessas duas apresentações e que resulta, por fim, na projeção e criação de seus aparelhos de trabalho, principalmente sua bicicleta desmontável de acrobacias. Ramón, através dos processos de socialização/formação/aprendizagem, típicos do circo do período em que atuou, configurou-se como um artista completo, integral, cumprindo com diversas funções, absorvendo os diversos saberes do encantador universo do circo
Abstract: This work is focused on presenting the artistic and life trajectory of the circus artist Ramón Martin Ferroni, acrobatic cyclist and juggler, who performed during the decades of 1930 to 1980. In this research, several sources were found, produced and gathered, so it resulted in a...
Abstract: This work is focused on presenting the artistic and life trajectory of the circus artist Ramón Martin Ferroni, acrobatic cyclist and juggler, who performed during the decades of 1930 to 1980. In this research, several sources were found, produced and gathered, so it resulted in a documental corpus, aiming to bring visibility to Ramón Ferroni¿s production and to his constitution as a circus artist. So, we tried to understand and present the life and art trajectory of Don Ramón, as he was artistically known, by taking himself as a reference to contextualize the circus and its arts in the period in which he performed, as well as its social dimension, based in socialization/formation/learning. The circus arts have been increasing as part of Physical Education, once it has historical and knowledge overlaps. However, its appropriation by Physical Education, nowadays, have not contemplated the circus backstage and its acting agents, such as Ramón Ferroni. To bring visibility to the life and art trajectory of a circus artist is an iniciative to complement the Physical Education¿s lack of attencion to the circus backstage. Don Ramón, besides his artistic excellence in acrobatic cyclism and antipodism ¿ juggling with feet ¿ acts, was responsible for an artistic production within the circus universe that goes beyond the simple execution of those performances and that ultimately results in the design and creation of his work apparatus, specially his acrobatic dismountable bycicle. Ramón, through the process of socialization/formation/learning, typical of the circus in the period in which he performed, represents a complete, full artist, accomplishing several functions, absorbing the many knowledges of the enchanting universe of circus
Don Ramón : vida e obra nas artes circenses
Don Ramón : vida e obra nas artes circenses
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra