Escola Freinet e escola tradicional : traçando caminhos sobre a violência na escola
TCC
Português
TCC/UNICAMP M588e
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
98 p.
Orientador: Elaine Prodócimo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Este trabalho discute a violência e a agressividade, temas tão atuais e polêmicos no universo das escolas hoje em dia, assim como as relações sociais que se estabelecem neste ambiente. As violências e a agressividade, de distintas formas, fazem parte do cotidiano escolar e cada vez mais...
Resumo: Este trabalho discute a violência e a agressividade, temas tão atuais e polêmicos no universo das escolas hoje em dia, assim como as relações sociais que se estabelecem neste ambiente. As violências e a agressividade, de distintas formas, fazem parte do cotidiano escolar e cada vez mais geram dúvidas, incertezas e polêmicas, principalmente por parte dos professores. A pesquisa central deste trabalho estuda a agressividade em duas escolas com linhas pedagógicas distintas ¿ pedagogia Tradicional e Freinet - trazendo perspectivas de como as escolas (professores, alunos, coordenação, direção), com orientações pedagógicas diferentes, reagem frente a esse tema. É possível efetivar uma prática pedagógica de modo a diminuir esses impactos que a escola atualmente estabelece já que o caminho que a escola segue e o modo de intervir na vida daqueles sujeitos (alunos) são essenciais para o tipo de educação que irão receber e a vida que ali experienciam. Nessa perspectiva, este trabalho traz possibilidades de aulas de Educação Física escolar que visem também às relações sociais e não somente aos conteúdos programáticos, além de questões, temas e polêmicas acerca da Educação Física de modo mais amplo, principalmente a escolar. Nas escolas é possível presenciar as violências e as atitudes agressivas. Porém, discutimos aqui como é primordial ouvir, olhar, perceber e compreender: essência das relações humanas
Abstract: This paper discusses the violence and aggression, very current and controversial topics in the universe of today's schools, as well as social relations who settle in this environment. The violence and aggression in different ways, are part of everyday school life and increasingly generates...
Abstract: This paper discusses the violence and aggression, very current and controversial topics in the universe of today's schools, as well as social relations who settle in this environment. The violence and aggression in different ways, are part of everyday school life and increasingly generates doubt, uncertainty and controversy, especially from teachers. The research focus of this work studies aggression in two schools with different pedagogical lines - Traditional pedagogy and Freinet - bringing perspectives of how schools (teachers, students, coordination, direction), with different pedagogic approaches, react against this issue. You can accomplish a pedagogical practice in order to reduce those impacts that the school provides because path that follows the school and the way how to intervene in the lives of subjects (students) are essential for the type of education they receive and the life they will experience. Thus, this work provides opportunities for school physical education classes aimed also to social relations and not only the syllabus, but questions, issues and controversies about the physical education more broadly, especially to school. In schools it is possible to witness the violence and aggressive attitudes. However, as discussed here is essential listening, look, feel and understand: the essence of human relations
Escola Freinet e escola tradicional : traçando caminhos sobre a violência na escola
Escola Freinet e escola tradicional : traçando caminhos sobre a violência na escola
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra