Versões de sentido no esporte : uma pesquisa qualitativa com jogadoras brasileiras de futsal universitário
TCC
Português
TCC/UNICAMP Ol4v
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
[83]p.
Orientador: Bruno José de Matos
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: O objetivo desse trabalho foi compreender e refletir sobre o uso das Versões de Sentido (VS) no esporte como forma de análise e procedimento pedagógico no ensino dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC). Durante anos diversas teorias foram discutidas sobre as maneiras de ensinar o JDC, a partir...
Resumo: O objetivo desse trabalho foi compreender e refletir sobre o uso das Versões de Sentido (VS) no esporte como forma de análise e procedimento pedagógico no ensino dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC). Durante anos diversas teorias foram discutidas sobre as maneiras de ensinar o JDC, a partir delas muitos autores passaram a defender a idéia de que a melhor forma de se ensinar o esporte coletivo é pelo jogo, pois é nele que os aspectos táticos, técnicos e psicológicos se interagem simultaneamente. A Versão de Sentido é um instrumento da psicologia que tem como objetivo mostrar os significados que determinada experiência teve para os seus participantes de uma maneira espontânea e viva e não de uma forma mecânica, que não oferece o real significado da experiência. Esse estudo se apoiou na estrutura teórica do JDC e da VS para o seu desenvolvimento. O contexto desta pesquisa é o futebol feminino universitário. Participaram 13 jogadoras universitárias, 1 auxiliar técnico e o proponente da pesquisa que também se inseriu na condição de técnico. A equipe disputou 3 competições universitárias. O método utilizado foi o fenomenológico. A VS foi o meio que se obtiveram os significados do jogo para as participantes, sendo feitas três analises para a compreensão da totalidade do vivido. Os relatos fizeram com que fosse possível o treinador compreender melhor o grupo e a partir disso ele propôs ações pedagógicas mais congruentes com o a subjetividade das jogadoras. Aspectos como construção de valores, inteligências múltiplas e relacionamento foram discutidos. Concluímos que a compreensão do grupo em que o agente pedagógico está envolvido é fundamental para suas ações pedagógicas e o uso das Versões de Sentido dentro da equipe é um meio facilitador para este procedimento
Abstract: The aim of this study is to understand and consider about the use of the Versions of Sense (VS) in sports as a way to analyze and pedagogical procedure to teach Team Sports (TS). During years, many theories were discussed concerning the ways for teaching TS , using these theories, many...
Abstract: The aim of this study is to understand and consider about the use of the Versions of Sense (VS) in sports as a way to analyze and pedagogical procedure to teach Team Sports (TS). During years, many theories were discussed concerning the ways for teaching TS , using these theories, many authors defended the idea of using the game itself to teach, because is in the game that techniques, tactics and psychological aspects interact simultaneously. The version of sense is Psychology instrument whose purpose is to show the meaning of a experience for the participants, doing it spontaneously and vividly, and not to do it in a mechanic way that doesn¿t show the real meaning of the experience. This study is supported by the theoretical structure of TS and VS for its development. The context of this research is University Women¿s Soccer. 13 university players, 1 assistant coach and the researcher who is also the coach, were subjects of this research. The team played 3 University Championships. The method used is phenomenological. The VS was the way used to obtain the meanings of the game for the participants, three analysis were made to understand totally what happened. The reports turned possible to the coach understand the group and using that, he proposed pedagogical practices more congruent with the subjectivity of the players. Aspects like construction of values, multiple intelligences and relationships were discussed. We concluded that a comprehension of the group where the pedagogical agent is involved is fundamental for the pedagogic actions and the use of Versions of Sense on the team makes this process easier