Análise de variáveis cinemáticas de jogadores de futsal masculino, obtidas através de rastreamento automático
TCC
Português
TCC/UNICAMP Ag93a
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
28 p.
Orientadores: Felipe Arruda Moura. Ana Lorena Marche
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: O alto nível em que se encontram os esportes atualmente, estimula os estudos científicos em diversas áreas. Pequenos detalhes tem grande influência no resultado final de uma partida e identificar estes detalhes é de fundamental importância para a melhoria do processo de treinamento. O...
Resumo: O alto nível em que se encontram os esportes atualmente, estimula os estudos científicos em diversas áreas. Pequenos detalhes tem grande influência no resultado final de uma partida e identificar estes detalhes é de fundamental importância para a melhoria do processo de treinamento. O objetivo geral deste trabalho foi analisar algumas variáveis cinemáticas envolvidas no futsal, levando em consideração o seu tempo de participação. Para isto foi descrito a metodologia de Videogametria utilizada pelo software Dvideo a fim de oferecer valores quantitativos e comparativos de duas equipes de alto-rendimento. Com o auxilio deste software foi realizado o rastreamento automático de todos os jogadores que participaram da partida. Após o rastreamento foi gerada uma matriz com a posição x e y dos jogadores em quadra em função do tempo. De posse destes dados foi possível calcular a distância percorrida, a velocidade média e o número de sprints dos jogadores. Foi analisado o jogo amistoso entre as seleções masculinas de futsal brasileira e paraguaia, realizado no Ginásio Poliesportivo da UNICAMP, em 11/04/2010. Fizeram parte deste estudo todos os 22 jogadores que atuaram na partida, incluindo os goleiros. Os jogadores substituídos e que voltaram à partida continuaram sendo rastreados após o seu retorno. Para realização da coleta das imagens foram utilizadas 4 câmeras JVC GZ-HD6 com freqüência de aquisição de 30Hz. Foram descritos neste trabalho os processos de tratamento das imagens, rastreamento e sua preparação, obtenção da matriz posição por tempo de todos os jogadores, cálculo das variáveis cinemáticas e apresentação dos dados obtidos. As variáveis trabalhadas foram distância percorrida, velocidade média, e número de sprints, calculadas levando em consideração o tempo de permanência do jogador em quadra para cada participação. Esta consideração tem relevância devido às frequentes substituições no decorrer da partida. Como forma de apresentação das possibilidades de utilização do rastreamento, foram quantificadas as variáveis, juntamente à comparação entre primeiro, segundo e tempo total. Após todos os procedimentos foram obtidos os dados para todos os jogadores individualmente e em média geral. A distância percorrida média encontrada para os jogadores de linha durante toda a partida foi 2930m e para os goleiros 1997m. A velocidade média dos jogadores de linha apresentada neste trabalho foi de 104 m¿min-¹ e para os goleiros 42,79m¿min-¹. A média do número de sprints que ultrapassaram 5,28 m¿s-¹ foi de 20,4 e para os sprints que ultrapassaram 6,4 m¿s-¹ foi de 4,7. Este trabalho vem a oferecer aos profissionais da área mais uma ferramenta para obtenção de dados mais precisos de seus atletas e assim aprimorar e especializar ainda mais os processos e o treinamento de seus jogadores
Abstract: The high level in which sports are practiced today, encourages scientific research in several areas. Small details have great influence on the outcome of a match and to identify these details is crucial to improving the training process. The aim of this study was to analyze some kinematic...
Abstract: The high level in which sports are practiced today, encourages scientific research in several areas. Small details have great influence on the outcome of a match and to identify these details is crucial to improving the training process. The aim of this study was to analyze some kinematic variables involved in futsal, considering their participation time. For that end it was described the methodology called Videogametria, used by software Dvideo, to offer quantitative and comparative values of two high-performance teams. With this software it was made an automatic tracking of all players who participated in the match. After the tracking a matrix with the position (x and y) in function of time of the players on the court was generated. In possession of these data was it possible to calculate the distance covered, average speed and number of sprints of the players. It was considered the friendly match between the teams of men's futsal in Brazil and Paraguay, played in the Gymnasium at UNICAMP, on 11/04/2010. All the 22 players who participed the match, including goalkeepers were tracked. The players who were replaced and returned to the game continued to be tracked after their return. To collect the images were used four cameras JVC GZ-HD6 with acquisition frequency of 30Hz. In this study all the processes of imagens treatment, tracking and preparation, obtaining the matrix position by the time for all players, calculation of the kinematic variables and results were described. The studied variables were distance covered, average speed and number of sprints, calculated taking into account the time with the player on the court for each participation. This consideration is relevant because of frequent substitutions during the match. As a way of presenting the possibilities of using the tracking, the variables were quantified along the comparison between first, second and total time. After all procedures the data for all the players individually and in general average was obtained. The average distance covered calculated for the line players throughout the match was 2930m and 1997m for the goalkeepers. The average speed of the line players presented here was 104 m ¿ min-¹ and for goalkeepers 42.79 m ¿ min-¹. The average number of sprints that exceeded 5.28 m ¿ s-¹ was 20.4 and for the sprints that exceeded 6.4 m ¿ s-¹ was 4.7. This work offers professionals an additional tool for obtaining more accurate data on their athletes and thus increase and specialize further the procedures and training of their players
Análise de variáveis cinemáticas de jogadores de futsal masculino, obtidas através de rastreamento automático
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