Instrumentos para avaliação da imagem corporal em escolares : uma revisão crítica
TCC
Português
TCC/UNICAMP P414i
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
81 p.
Orientador: Ângela Nogueira Neves Betanho
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: A Imagem Corporal é a representação mental do corpo. Avaliá-la requer um conhecimento e um entendimento conceitual profundo, além da escolha de instrumentos adequados. O objetivo deste trabalho é reunir instrumentos que foram criados no Brasil ou adaptados para a língua portuguesa neste...
Resumo: A Imagem Corporal é a representação mental do corpo. Avaliá-la requer um conhecimento e um entendimento conceitual profundo, além da escolha de instrumentos adequados. O objetivo deste trabalho é reunir instrumentos que foram criados no Brasil ou adaptados para a língua portuguesa neste país, e que tiveram posterior estudo psicométrico, cujo público alvo eram crianças e/ou adolescentes. Após a sistematização dos estudos analisados, o autor avaliou criticamente cada escala, de acordo com parâmetros da psicometria. Foram usadas as bases de dados: Scopus, Web of Science, Scielo, Lilacs e o Banco de Teses da Capes, sem limites de datas, com 27 combinações de palavras chaves. Um total de 306 resultados brutos foi analisado, e quando eliminados os resultados repetidos, os que se adequaram aos critérios de exclusão e aqueles que não atenderam aos critérios de inclusão, remanesceram 05 estudos, sendo 9 escalas, que compuseram nossos resultados. As escalas versam sobre a satisfação com o corpo todo ou partes do corpo, sentimentos em relação à aparência e funções do corpo, crenças e sentimentos relacionados ao corpo e a alimentação, aceitação e impacto das mudanças no corpo, estima corporal, preocupação com o corpo e a importância da aparência. Conclui-se que para crianças em idade escolar (8 a 12 na os) há 3 instrumentos com qualidades psicométricas adequadas, sendo que apenas um deles parece ser adequado para crianças menores de 8 anos. Os instrumentos para crianças são insuficientes para avaliar as 4 dimensões atitudinais e não há qualquer instrumento perceptivo. Já para os adolescentes, a baixa qualidade dos estudos psicométricos indica que há apenas potencialmente 3 instrumentos adequados para meninas adolescentes, que necessitam de mais estudos psicométricos para que possam ser realmente usados com confiança. Para os meninos adolescentes em idade escolar há uma grande lacuna metodológica. No Brasil, os pesquisadores precisam dedicar-se mais à criação de instrumentação adequada com escalas atitudinais, entrevistas e aparatos perceptivos para que o estudo da Imagem Corporal, em crianças e adolescentes escolares, seja possível
Abstract: Body Image is the mental representation of the body. Evaluate it requires a knowledge and a deep conceptual understanding, beyond the choice of appropriate instruments. The objective is to bring together instruments that were created or modified in Brazil for Portuguese language, and had...
Abstract: Body Image is the mental representation of the body. Evaluate it requires a knowledge and a deep conceptual understanding, beyond the choice of appropriate instruments. The objective is to bring together instruments that were created or modified in Brazil for Portuguese language, and had further psychometric study, whose target subjects were children and / or adolescents. After systematic studies, the author critically examined each scale, according to psychometrics parameters.: Scopus, Web of Science, Scielo, Lilacs and Theses Database of Capes were the databases used, without a no time limit, with 27 combinations of keywords. A total of 306 papers were analyzed and when eliminated the repeated results, the criteria of exclusion cases and those who did not comply with the inclusion criteria, 05 studies remained, with nine scales that comprised our results. The scales are about satisfaction with the whole body or body parts, feelings about appearance and body functions, beliefs and feelings related to body and food, acceptance and impact of changes in the body, body esteem, preoccupation with body and importance of appearance. It is concluded that for children of school age (8 ¿ 12 years) there are three instruments with good psychometric properties, and only one of them seems to be suitable for young children (under 8 years). The instruments for childrens are insufficient to assess the four dimensions of attitude and there are no perceptual instruments. As for adolescents, the poor quality of psychometric studies indicates that there are only three potentially suitable instruments for adolescent girls, that need further psychometric studies so that they can actually be used with confidence. For the teenage boys of school age there is a large methodological gap. In Brazil, researchers need to devote themselves more to the creation of appropriate instrumentation with attitudinal scales, interviews and perceptual apparatus for the study of body image in children and adolescent students, is possible
Instrumentos para avaliação da imagem corporal em escolares : uma revisão crítica
Instrumentos para avaliação da imagem corporal em escolares : uma revisão crítica
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra