Avaliação da memória de trabalho auditiva e visual em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP F413a
[Evaluation of verbal and visual working memory in children with attention deficit/hyperactivity disorder]
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
180 p. : il.
Orientador: Sylvia Maria Ciasca
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi avaliar os componentes da memória de trabalho para material auditivo e visual em crianças com o diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Os objetivos específicos foram: comparar o desempenho das crianças com TDAH com o de...
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi avaliar os componentes da memória de trabalho para material auditivo e visual em crianças com o diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Os objetivos específicos foram: comparar o desempenho das crianças com TDAH com o de crianças sem dificuldades de aprendizagem na prova de memória de trabalho, relacionar os dados na prova de memória de trabalho com as crianças com TDAH e com as crianças sem dificuldades de aprendizagem e atencional. Participaram deste estudo 60 crianças de ambos os sexos, freqüentadoras do ensino fundamental, as quais foram subdivididas em dois grupos, sendo grupo experimental (GE) composto por 30 crianças com TDAH e grupo controle (GC) composto por 30 crianças sem alterações no processo de aprendizagem e atencional. As crianças de ambos os grupos foram submetidas à avaliação fonoaudiológica e à aplicação do Protocolo de Memória de Trabalho. Os resultados evidenciaram desempenho aquém do esperado do GE em relação ao GC na avaliação fonoaudiológica e na avaliação da memória de trabalho, melhor desempenho em memória de trabalho auditiva pelo GE, melhor desempenho em memória de trabalho visual pelo GC. O desempenho dos dois grupos sofreu interferência dos efeitos de similaridade fonológica e semântica, além do efeito temporal sobre a habilidade avaliada, porém com maior prejuízo para o GE
Abstract: The general objective of this study was to evaluate the working memory components for auditory and visual material in children diagnosed with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD). The specific objectives were: to compare the performance of children with ADHD to that of children...
Abstract: The general objective of this study was to evaluate the working memory components for auditory and visual material in children diagnosed with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD). The specific objectives were: to compare the performance of children with ADHD to that of children who do not present learning and attention difficulty in tests of working memory, and to relate the data in the children with ADHD working memory test to the performance of children with no learning difficulty. Sixty (60) elementary school children of both sexes participated in this study. They were divided in two groups: the experimental group (EG) composed by 30 children with ADHD, and the control group (CG), composed by 30 children with no alterations in the learning and attentional difficulty. The children of both groups were subjected to speech language evaluation and to the application of the Working Memory Protocol. The results showed a EG performance that was beneath the expectations, in relation to the CG in the speech language and in the working memory evaluation, a better EG auditory working memory and a better CG visual working memory. Both groups performance suffered interference from the effects of the phonological and semantic similarities, besides de temporal effect on the evaluated capability, but with a greater loss for the EG
Avaliação da memória de trabalho auditiva e visual em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
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