Sobre as questões administrativas, de marketing e de mercado : um estudo na área do fitness
TCC
Português
TCC/UNICAMP Si38s
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
79 p.
Orientador: Paulo Cesar Montagner
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: O presente estudo buscou principalmente, a partir da análise de alguns referências teóricos, apresentar informações sobre os conceitos administrativos, clássicos á contemporâneos, os conceitos do marketing e da indústria do esporte, em que se encontra o fitness. O ponto mais específico foi o...
Resumo: O presente estudo buscou principalmente, a partir da análise de alguns referências teóricos, apresentar informações sobre os conceitos administrativos, clássicos á contemporâneos, os conceitos do marketing e da indústria do esporte, em que se encontra o fitness. O ponto mais específico foi o estudo da relação interdisciplinar existente entre a Educação Física, Administração e Marketing, e os reflexos nesse setor . São apresentados dados específicos em relação ao setor como investimentos, o mercado de trabalho, as tendências e a posição a qual se encontra o profissional atuante nesse meio. Após toda a análise do conteúdo colhido, observamos que o setor fitness possui características de um setor em plena expansão, com milhões em investimentos, porém, falta atenção das empresas para com esses profissionais, o que relete uma pobre relação entre as disciplinas. Esse profissional merece maior atenção, pois é ele que se encontra diariamente ao lado dos alunos e sabe melhor que ninguém a realidade e necessidades do público alvo. Por fim, podemos perceber que falta uma visão, missão e liderança específicas das empresas, em relação aos processos administrativos e técnicos, pois na maioria das academias faltam profissionais especialistas para tratar com grupos especiais, determinadas patologias e necessidades do público em geral, que está cada vez maior e mais exigente. O mercado fitness já apresenta uma evolução, mais ainda tímida em relação ao potencial de crescimento do mercado e do profissional de educação física
Abstract: The present study sought, through the analysis of some references, provide a little about the administrative concepts, classical to contemporary, marketing concepts and the sports industry, than haves on fitness. The specific point was the study of interdisciplinary relation between...
Abstract: The present study sought, through the analysis of some references, provide a little about the administrative concepts, classical to contemporary, marketing concepts and the sports industry, than haves on fitness. The specific point was the study of interdisciplinary relation between Physical Education, Administration and marketing and the reflexes on the sector. We also present specific data regarding the numbers in this sector, investment, labor market trends and position which is the professional working in that environment. After all the analysis of collected content, we observed that the fitness industry has characteristics of a booming industry, with millions in investments, but lacks a bit of attention to business with these professionals, who often are not heard, valued and motivated, than shoe a poor relation between the subjects. This professional deserves more attention, because it will be found alongside the students every day and knows better than anyone else the reality and needs of the target. Finally, we can see that lack a more specific vision and mission of the companies in relation to administrative and technical, because in most gyms lack of specialists to deal with special groups, and specific pathologies of the general public which is increasingly larger and more demanding. The fitness markets are already showing a evolution, but still shy about the potential for market growth and physical education teachers