Capoeira : na roda com a educação física escolar
Ronaldo Lopes Ferreira
TCC
Português
TCC/UNICAMP F413c
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
67 p.
Orientador: Odilon José Roble
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: A capoeira é uma manifestação cultural que emerge como um meio de emancipação do negro no Brasil. Hoje se apresenta das mais variadas faces e formas. Este trabalho volta-se para as formas por ela apresentada, ou seja, tem como objetivo central refletir sobre a dimensão estética da capoeira,...
Ver mais
Resumo: A capoeira é uma manifestação cultural que emerge como um meio de emancipação do negro no Brasil. Hoje se apresenta das mais variadas faces e formas. Este trabalho volta-se para as formas por ela apresentada, ou seja, tem como objetivo central refletir sobre a dimensão estética da capoeira, estabelecendo um diálogo com a educação física escolar. Primeiramente, há uma breve contextualização histórica e, logo após, são discutidos alguns aspectos socioculturais relevantes para a compreensão da capoeira e de sua inserção nas aulas de educação física escolar. No trabalho, também são abordados inúmeros aspectos que fundamentam o jogo da capoeira, os quais a direcionam para a diversidade, sobretudo, no que tange a diversidade estético-corporal presente em seu interior. Buscou-se, a partir de pesquisa bibliográfica e da experiência adquirida como capoeirista, compreender, por exemplo, por que um mesmo movimento, com funções idênticas no jogo, pode ter formas e valoração distintas, dependendo dos padrões estéticos evidenciados, o que aponta para a necessidade de ações pedagógicas que transcendam o tecnicismo e ampliem as possibilidades de experiências estéticas pelos alunos. Nesse sentido, o fenômeno esportivo desponta-se, no estudo, como um importante delimitador das formas, que negligenciando a diversidade dos corpos, padroniza-os de acordo com o paradigma estético predominante, pautado pela retidão dos movimentos
Ver menos
Abstract: Capoeira is a cultural manifestation that emerges as a mean of black people emancipation in Brazil. Nowadays comes in many different faces and forms. This search turns to the forms produced by it, so has as its central objective, the reflect on the aesthetic dimension of capoeira,...
Ver mais
Abstract: Capoeira is a cultural manifestation that emerges as a mean of black people emancipation in Brazil. Nowadays comes in many different faces and forms. This search turns to the forms produced by it, so has as its central objective, the reflect on the aesthetic dimension of capoeira, establishing a dialogue with the school physical education. First of all, there is a brief historical background, and soon after, some sociocultural aspects are discussed relevant to the understanding of Capoeira and their inclusion in Physical Education classes at school. In this study, are also addressed many substantive issues underlying the game of Capoeira, which the drive for diversity, especially in regard to aesthetic-body diversity present in its interior. Sought, based on research literature and capoeirista experience understand, for example, why the same movement, with identical functions in the game, may have different shapes and valuation, depending on the aesthetic standards evident, pointing to the need for pedagogical actions that go beyond the technique and increase the possibilities of aesthetic experiences for students. In this sense, the sport itself emerges in the study as an important qualifier of the ways that neglect the diversity of bodies, standardizes them according to the prevailing aesthetic paradigm, guided by the righteousness of the movement
Ver menos
Capoeira : na roda com a educação física escolar
Ronaldo Lopes Ferreira
Capoeira : na roda com a educação física escolar
Ronaldo Lopes Ferreira
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra