A educação física na proposta curricular do Estado de São Paulo : visão dos professores
TCC
Português
TCC/UNICAMP Am95e
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
75 p.
Orientador: Jocimar Daolio
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo implantou em 2008 a Proposta Curricular para o Ensino Fundamental (ciclo II) e Ensino Médio. Foi distribuído para os professores o Caderno do Professor, dividido por bimestre e por disciplina. Após um ano, em 2009, foi entregue aos estudantes,...
Resumo: A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo implantou em 2008 a Proposta Curricular para o Ensino Fundamental (ciclo II) e Ensino Médio. Foi distribuído para os professores o Caderno do Professor, dividido por bimestre e por disciplina. Após um ano, em 2009, foi entregue aos estudantes, o Caderno do Aluno. Os documentos possuem visões diferentes: a Educação Física na Proposta Curricular e no Caderno do Professor é entendida como sendo uma disciplina que ensina os alunos a compreenderem os sentidos/significados das diferentes manifestações da Cultura de Movimento na sociedade. Já o Caderno do Aluno preocupa-se em transmitir, no decorrer dos exercícios, a importância e os benefícios da atividade física para a saúde. Esta pesquisa objetiva analisar a compreensão de professores sobre esse material, tendo em vista as concepções que eles possuem sobre as finalidades e as funções da disciplina Educação Física no currículo escolar. Para isso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dezesseis professores da rede do Estado (Campinas) que trabalham no Ensino Fundamental Ciclo II. Pode-se afirmar, a partir dos resultados obtidos, que a Proposta Curricular ocasionou mais mudanças no trabalho com os conceitos e, embora a intenção do Caderno do Professor não fosse essa, os conteúdos da Educação Física sugeridos têm sido, na maioria das vezes, trabalhados apenas na sala de aula. Além disso, com o Caderno do Aluno, corre-se o risco de apenas ¿teorizar¿ os conteúdos da Educação Física, causando uma falsa dicotomia entre teoria X prática. Após três anos da sua implantação, a Proposta Curricular no Estado de São Paulo está consolidada na rede estadual sendo agora considerada ¿currículo do Estado de SP¿. Portanto, o impacto deste documento deve ser debatido, contextualizado e refletido
Abstract: The Department of Education of State of São Paulo implemented in 2008, the Curricular Proposal for State Primary (Cycle II) and Middle School System. Teacher's Books, each one applied to a period of two months and for each discipline were distributed to teachers. After a year, in 2009,...
Abstract: The Department of Education of State of São Paulo implemented in 2008, the Curricular Proposal for State Primary (Cycle II) and Middle School System. Teacher's Books, each one applied to a period of two months and for each discipline were distributed to teachers. After a year, in 2009, Student's Books were delivered to students. These documents convey different perspectives: The Physical Education in the Curricular Proposal and in the Teacher's Book is understood as a discipline that teaches students to understand the senses/meanings of the different manifestations of the Culture of Movement in this society. On the other hand, the Student's Book focuses on transmitting, through the exercises, the importance and benefits of physical activity for health. This research aims to analyze the teachers' understandings of this material, considering their conceptions about the objectives and functions of Physical Education in the Curriculum. For this purpose, semi-structured interviews were realized with sixteen teachers of the State School System (Campinas) that work in Primary Schools (Cycle II). It is possible to state, considering the results, that the Curricular Proposal brought more changes in what concerns to the concepts and, even though the intention of the Teacher's Book wasn't quite this one, the contents of Physical Education suggested have been, most of the time, addressed only in class. Besides that, with the Student's Book, there is the risk of only theorizing the contents of Physical Education, causing a false dichotomy between theory x practice. After three years of the implementation, the Curricular Proposal of the State of São Paulo is consolidated in the State System, now considered ¿Curriculum of the State of São Paulo¿. Therefore, the impact of this document in the system must be debated, contextualized and thought over
A educação física na proposta curricular do Estado de São Paulo : visão dos professores
A educação física na proposta curricular do Estado de São Paulo : visão dos professores
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra