Análise das manifestações agressivas nas aulas de educação física do ensino fundamental II
TCC
Português
TCC/UNICAMP B96a
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
74 p.
Orientador: Elaine Prodócimo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: O foco deste estudo é a análise das manifestações agressivas da sexta série do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública de Campinas, interior de São Paulo, durantes as aulas de Educação Física. Considera-se que o corpo está em movimento durante essas aulas, portanto, mais livre e...
Resumo: O foco deste estudo é a análise das manifestações agressivas da sexta série do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública de Campinas, interior de São Paulo, durantes as aulas de Educação Física. Considera-se que o corpo está em movimento durante essas aulas, portanto, mais livre e exposto. Logo, essa exposição traz a tona tanto as potencialidades quanto os limites dos alunos, cedendo espaço às manifestações agressivas entre os pares. Por meio de uma pesquisa qualitativa observamos, registramos e analisamos as aulas, completando o estudo com mais duas entrevistas, uma feita com o professor de Educação Física e a outra com a coordenadora pedagógica da escola, transcritas e também analisadas. As aulas observadas mostraram que o tipo de agressão mais freqüente ocorrida foi verbal, e também vimos como as palavras ditas pelo professor e seus gestos podem ser uma boa ou má influencia para eles. Outro ponto que devemos chamar atenção é para a exclusão, ou auto ¿ exclusão, causada pela baixa auto ¿ estima do aluno associada a chateações e humilhações vindas dos outros estudantes. Considera-se que deve haver um trabalho de integração entre os pares, bem como conscientizar-lhes do prejuízo causado ás vítimas de agressão e violência. O papel do professor é mediar as ações dos alunos, auxiliando-lhes na resolução dos conflitos. É importante promover na escola atividades de conscientização sobre a violência, que envolvam também as famílias dos alunos, para que aprendam a lidar com esse fenômeno
Abstract: The focus of this study is the analysis of aggressive manifestations of sixth grade of elementary II of a public school in Campinas, São Paulo, during physical education classes. It is understood that the body is in motion during these lessons, so he is freer and exposed. Therefore, this...
Abstract: The focus of this study is the analysis of aggressive manifestations of sixth grade of elementary II of a public school in Campinas, São Paulo, during physical education classes. It is understood that the body is in motion during these lessons, so he is freer and exposed. Therefore, this exhibition brings out both the potential and the limits of the students, giving way to aggressive manifestations among peers. We noted, collect and analyze lessons, completing the study with two interviews: the first done with a physical education teacher, the second with the school's educational coordinator, than they are transcribed and analyzed through a qualitative research. The observed lessons showed that the most frequent type of aggression was verbal, and we saw too how the words said by the teacher and his action could be a good or bad influence for them. Another point to consider is the student exclusion or student self ¿ exclusion caused by his low self ¿ esteem born of annoyance and humiliation coming from the other students. Finally it is considered that there should be an integration work between the students to educate them about the damage caused by the aggressive behavior and the violence of their actions can do to their classmate. One of the teacher¿s must is to mediate the student¿s actions and help them in conflicts solving. It is important to do awareness activities on violence and bring the student¿s families to the school to learn how to deal with this phenomenon