Pedagogia do esporte : ensino, vivência e aprendizagem do basquetebol em situações de espaço físico e material didático
Thiago José Leonardi
TCC
Português
TCC/UNICAMP L553p
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
115 p.
Orientador: Roberto Rodrigues Paes
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: É diminuto o número de crianças participantes dos campeonatos da Federação Paulista de Basketball e da Associação Regional de Basketball. Nas competições de 2009 e 2010 apenas 0,14% do contingente de crianças entre 10 e 14 anos no Estado de São Paulo foram envolvidas. Uma das causas dessa...
Resumo: É diminuto o número de crianças participantes dos campeonatos da Federação Paulista de Basketball e da Associação Regional de Basketball. Nas competições de 2009 e 2010 apenas 0,14% do contingente de crianças entre 10 e 14 anos no Estado de São Paulo foram envolvidas. Uma das causas dessa realidade é o fato de a modalidade basquetebol não ser praticada em alguns momentos devido à falta de espaço físico e materiais didáticos adequados. Diante da realidade sinalizada foi objetivo deste estudo, por meio do método de pesquisa bibliográfica e da técnica de revisão bibliográfica, dialogar com autores da Pedagogia do Esporte, dos Jogos Esportivos Coletivos e da Pedagogia do Esporte aplicada ao basquetebol a fim de sinalizar indicativos para uma proposta pedagógica que justifique a possibilidade do oferecimento do processo de ensino, vivência e aprendizagem da modalidade basquetebol mesmo em situações adversas de espaço físico e material didático. Este estudo também contribui com a área da Educação Física ao buscar aprofundar os aspectos inerentes ao desenvolvimento integral do indivíduo (movimento, pensamento e sentimento, entre outros) e indicar para sua utilização no planejamento, sistematização, elaboração, avaliação e crítica às atividades propostas, independentemente dos cenários, métodos e recursos pedagógicos utilizados para o ensino do basquetebol. Sinalizaremos, pois, para a ampliação do número de praticantes da modalidade no momento em que ela se fizer presente também para as classes sociais desfavorecidas (para as quais, normalmente, o acesso a clubes e outras entidades é dificultado) e com objetivos outros não só restritos à procura por novos talentos, mas visando, especialmente, a contribuição para o desenvolvimento integral do indivíduo (objetivo esse que independe do local onde a modalidade é oferecida). De forma geral, veremos que o exposto acima só é possível quando a educação e o desenvolvimento do aluno são vistos como temas centrais no processo de aprendizagem sócioesportivo
Abstract: The number of kids joining the championships of Federação Paulista de Basketball and Associação Regional de Basketball is very small. On 2009 and 2010 competitions only 0,14% part of total kids among 10 and 14 years-old in the State of São Paulo were involved. One of the causes of this...
Abstract: The number of kids joining the championships of Federação Paulista de Basketball and Associação Regional de Basketball is very small. On 2009 and 2010 competitions only 0,14% part of total kids among 10 and 14 years-old in the State of São Paulo were involved. One of the causes of this reality is the fact of basketball modality is not played sometimes due to a lack of adequate places and didactic materials. This study was done considering the reality, through bibliographic research method and bibliographic revision technique, dialogue with authors of Pedagogy of Sport, Team Sport Games and Sport Pedagogy applied on basketball in order to show signs for a pedagogical proposal that justify the possibility of offering this teaching, experience and learning process of basketball modality even on adverse condition of places and pedagogical materials. This study also contributes with the Physical Education area researching the inherent aspects to the full development of individual (movement, thought and feeling, among others) and indicates it¿s utilization on planning, systematization, elaboration, evaluation and critics to the suggested activities independent of scenarios, methods and pedagogical resources used for teaching basketball. We will sign, for the increase of the number of participants in this modality at the moment it makes presence on the poorer social class (for whom the access to clubs and other entities is difficult) and with aims not only restricted to the search of new talents, but aiming mostly contribution for the full development of the individual (target aimed independent of the place where the modality is offered). In a global view, we will conclude that it¿s only possible when the education and the development of the student are considered as main objective on the social-sportive learning process
Pedagogia do esporte : ensino, vivência e aprendizagem do basquetebol em situações de espaço físico e material didático
Thiago José Leonardi
Pedagogia do esporte : ensino, vivência e aprendizagem do basquetebol em situações de espaço físico e material didático
Thiago José Leonardi