Escalada para pessoas com deficêencia visual : possibilidades no contexto esportivo
TCC
Português
TCC/UNICAMP M668e
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
51 p.
Orientador: José Júlio Gavião de Almeida
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: O presente trabalho surgiu a partir de questionamentos referentes às possibilidades de uma pessoa com deficiência visual vivenciar e praticar o esporte escalada, em um contexto esportivo, justificando-se pela necessidade de criar uma pedagogia diferenciada para que essa população possa...
Resumo: O presente trabalho surgiu a partir de questionamentos referentes às possibilidades de uma pessoa com deficiência visual vivenciar e praticar o esporte escalada, em um contexto esportivo, justificando-se pela necessidade de criar uma pedagogia diferenciada para que essa população possa interagir com o meio no qual ocorre a prática do referido esporte. A partir de uma análise qualitativa sobre a história da escalada, as características desse esporte, a deficiência visual e suas implicações e as possibilidades de uma pessoa com deficiência visual praticar o esporte em questão, foi realizada uma revisão bibliográfica com base em dois temas específicos: deficiência visual e escalada, tendo como apoio o livro Pedagogia do Esporte: contextos e perspectivas, de Roberto Rodrigues Paes e Hermes Ferreira Balbino, mais especificamente o capítulo 6, escrito por Ciro Winckler de Oliveira Filho e José Júlio Gavião de Almeida, cujo título é Pedagogia do Esporte: um enfoque para pessoas com deficiência visual, visando angariar dados possíveis para criar uma pedagogia para realizar tal prática, observando como principal fator adaptativo a forma de instrução e de comunicação com a pessoa deficiente visual
Abstract: The present study is the result of inquiries regarding the possibility of visually impaired people experiencing and practicing climbing in a sporting context, justified by the need to create a specific pedagogy so that this population can interact with the environment in which the referred...
Abstract: The present study is the result of inquiries regarding the possibility of visually impaired people experiencing and practicing climbing in a sporting context, justified by the need to create a specific pedagogy so that this population can interact with the environment in which the referred sport takes place. From a qualitative analysis on the history of climbing, its characteristics, visual impairment and its implications and possibilities for a blind person to practice the sport in question, a literature review was performed based two themes: visual impairment and climbing, supported by the book Sport Pedagogy: contexts and perspectives, by Roberto Rodrigues Paes and Hermes Ferreira Balbino, more specifically Chapter 6, written by Ciro Winckler de Oliveira Filho and José Julio Gavião de Almeida, titled Sport Pedagogy: an approach for visually impaired people, aiming to raise possible data in order to create a pedagogy to accomplish such a practice, having as the main adaptive factor the method of instruction and communication with the visually impaired person
Escalada para pessoas com deficêencia visual : possibilidades no contexto esportivo
Escalada para pessoas com deficêencia visual : possibilidades no contexto esportivo
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra