A visão dos professores acerca da educação física no ensino fundamental
TCC
Português
TCC/UNICAMP Am13v
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
43 p.
Orientador: Elaine Prodócimo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Nas escolas, mesmo de uma forma relativamente distante, quem acompanha o cotidiano das aulas de Educação Física são as professoras regulares, ou seja, aquelas que estão com os alunos durante a maior parte da rotina escolar. Elas observam e avaliam as aulas e a participação de seus alunos....
Resumo: Nas escolas, mesmo de uma forma relativamente distante, quem acompanha o cotidiano das aulas de Educação Física são as professoras regulares, ou seja, aquelas que estão com os alunos durante a maior parte da rotina escolar. Elas observam e avaliam as aulas e a participação de seus alunos. Esta pesquisa, qualitativo-descritiva, tem por objetivo analisar a visão que o corpo docente (professores de outras disciplinas) do ensino fundamental I, de três escolas regulares municipais, apresenta sobre a Educação Física escolar. Para isso foi selecionado por meio de um sorteio uma professora de cada série (1º ao 5º ano), totalizando 15 educadoras entrevistadas. Com roteiro das entrevistas, que teve como tema principal a Educação Física escolar e a sua relação com alunos, comunidade, professores e escola, buscou-se investigar se as transformações ocorridas por meio das produções teóricas atuais no campo dessa disciplina foram percebidas pelo corpo docente dessas escolas. A hipótese de que a maioria das professoras apresentaria pouco conhecimento sobre a disciplina se confirmou. Através dos seus discursos foi comprovado que a perspectiva com que é analisada a Educação Física na escola ainda é superficial e desatualizada, semelhante à visão de décadas atrás. Foram verificados alguns dos empecilhos que dificultam a interligação entre Educação Física e sala de aula. Como um dos fatores positivos encontrados, foi notado que, embora o caminho para a resolução desse problema seja longo e de difícil percurso, as professoras apresentam anseio em mudar esse panorama. Entretanto esbarram na desmotivação e falta de incentivo para a execução de um trabalho interdisciplinar eficaz, de fundamental importância para o desenvolvimento do aluno
Abstract: In schools, even in a relatively remote way, those who follow the daily routine of Physical Education classes are the regular teachers, that means, those who are with students during most of the school routine. They observe and evaluate lessons and participation of their students. This...
Abstract: In schools, even in a relatively remote way, those who follow the daily routine of Physical Education classes are the regular teachers, that means, those who are with students during most of the school routine. They observe and evaluate lessons and participation of their students. This qualitative-descriptive study aims to examine the view that the faculty (teachers of other subjects) of three local elementary schools, presents on Physical Education. For that was selected through a lottery one teacher in each grade (1st to 5th grade), totaling 15 teachers interviewed. With series of interviews, which had as its main theme, the Physical Education and its relationship with students, community, and school teachers, we sought to investigate whether the changes occurring through the current academic research in the field of this discipline were perceived by these faculty schools. The hypothesis that most teachers would present little knowledge of the discipline is confirmed. Through their speeches it was proven that the perspective with which examined the Physical Education at school is still shallow and outdated, like the vision of decades ago. Some of the obstacles that hinder the link between physical education and classroom it were checked. As a positive factor that has been found, it was noted that although the path to solving this problem is long and difficult journey, the teachers present longing to change this. However, they ran into discouragement and lack of incentives for the implementation of an effective interdisciplinary work, is crucial to student development
A visão dos professores acerca da educação física no ensino fundamental
A visão dos professores acerca da educação física no ensino fundamental
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra