A complexidade do jogo de bola com os pés : futebol
TCC
Português
TCC/UNICAMP M524c
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
104 p.
Orientador: Paulo Cesar Montagner
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Pensando numa metodologia de ensino/treinamento desta modalidade, visando o alto nível, a partir de uma idade ideal, vamos discutir sobre uma especialização pautada na Pedagogia do Jogo. Acreditando que a melhor forma de aprender a jogar futebol, é jogando, só assim vamos dar conta da...
Resumo: Pensando numa metodologia de ensino/treinamento desta modalidade, visando o alto nível, a partir de uma idade ideal, vamos discutir sobre uma especialização pautada na Pedagogia do Jogo. Acreditando que a melhor forma de aprender a jogar futebol, é jogando, só assim vamos dar conta da complexidade do Jogo de Futebol e entender de uma vez por todas como se interrelacionam e influenciam no andamento uma da outra, as quatro dimensões do futebol: física, técnica, tática e psicológica. Partimos inicialmente então, conceituando o que é jogo, recorrendo à filosofia, para compreendermos este complexo fenômeno, pois entendemos que apresentando as bases teóricas dos jogos de bola com os pés compreenderemos como se dá o processo organizacional sistêmico dos jogos, fundamental para a metodologia de ensino/treinamento do futebol pautada em jogos. Em seguida, caracterizamos o futebol enquanto jogo desportivo coletivo, citando alguns autores que abordam o ensino desses jogos, enfatizando a tática (o pensar) como meio de aprender estas modalidades. Ressaltando que o pensamento complexo é indispensável para a modalidade em questão, rompendo de vez com a forma tradicional de conceber o treinamento (tecnicista), que fragmenta os treinos em sessões: técnicas, físicas e táticas. Depois, buscamos deixar claro que a prática esportiva pode ser uma ferramenta muito importante no desenvolvimento humano e um olhar simplista pode atrapalhar a evolução do atleta futebolista (não contribuindo para sua formação, não potencializando seu aprendizado e muito menos otimizando seu tempo de preparação). Por isso mostramos que existem fatores interventivos na aprendizagem (pedagogia, metodologia e didática), essenciais no processo de ensino/treinamento de uma modalidade, que propiciam um ambiente de aprendizagem, maximizando o aprendizado. Através desse ambiente, rico em estímulos e capaz de instigar um pensar, quem joga explora suas potencialidades e assimila conhecimentos graças à participação do professor. Após fazer uma discussão sobre os métodos de treinamento, percebemos que uma metodologia de ensino e treinamento pautada na Pedagogia do Jogo, mostra-se como a mais adequada para o processo de especialização no Futebol. Parte das bases teóricas dos Jogos de Bola com os Pés e contempla a Complexidade emergente, permitindo que todas as dimensões do jogo (física, técnica, tática e psicológica) se manifestem simultaneamente no aluno/atleta, de forma integral e interada, formando um jogador inteligente de corpo inteiro
Abstract: Thinking about teaching or practicing methodology on soccer and ordering the high level, from the ideal age, this paper discusses a specialization based in Methodology of the game. Believing that the best way to learn how to play soccer, it is playing, just so we realize that the whole...
Abstract: Thinking about teaching or practicing methodology on soccer and ordering the high level, from the ideal age, this paper discusses a specialization based in Methodology of the game. Believing that the best way to learn how to play soccer, it is playing, just so we realize that the whole complexity of the game of soccer to understand once and for all how they relate and influence the progress of each other, the four sessions of soccer: physical, technical, tactical and psychological. Then, initially we started conceptualizing what is game, resorting to philosophy, to understand this complex phenomenon, because we believe that presenting the theoretical basis of ball games with feet to understand how the process of systemic organizational games, fundamental to the methodology of teaching or training on soccer guided games. And then we characterize the football game while team sport, mentioning some authors that approaches the teaching of these games, emphasizing the tactic (thinking) as a means of learning these modalities. Emphasizing that complex thinking is essential for the sport in question, and breaking up with the traditional way of designing training (technical), which fragments the training sessions: technical, physical and tactics. Then, we make it clear that sports can be a very important tool in human development and can disturb a simplistic look at the evolution of football player (not contributing to their education, not increasing its learning and optimizing its much less preparation time). Therefore we show that there are factors in interventional learning (pedagogy, didactics and methodology), essential in teaching and training a number of methods that provide a learning environment to maximize learning. Through this environment, rich in stimuli and capable of instigating a thinking, who plays explore their potential and assimilates knowledge through the involvement of the teacher. After making a discussion about training methods, we realize that a teaching methodology and training based in the Pedagogy of the game, shows up as the most suitable for the process of specialization in soccer. Part of the theoretical basis of the Games with Ball Feet contemplates the emerging complexity, allowing all aspects of play (physical, technical, tactical and psychological) to manifest both in the student/athlete, in an integral and interactive, forming an intelligent player whole body