Introdução dos esportes de raquete nas aulas de educação física escolar : uma visão segundo a cultura corporal do movimento
TCC
Português
TCC/UNICAMP C79i
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
112 p.
Orientador: Sergio Stucchi
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo a apresentação de diversos jogos e modalidades esportivas de raquete localizados em estudo realizado através da internet e sua justificativa de inclusão nas aulas de educação física escolar pela compreensão do que culturalmente é relevante para o ensino...
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo a apresentação de diversos jogos e modalidades esportivas de raquete localizados em estudo realizado através da internet e sua justificativa de inclusão nas aulas de educação física escolar pela compreensão do que culturalmente é relevante para o ensino na localidade em que a escola está inserida. Para essa compreensão, foram realizados estudos de trabalhos desenvolvidos por Jocimar Daolio, que nos mostra que a cultura faz parte do homem tanto quanto seu lado biológico, um influenciando o outro. Também foram desenvolvidos estudos nos documentos oficiais brasileiros que tratam da educação escolar, procurando-se entender o que eles dizem com relação ao trabalho nas escolas voltado para o viés cultural. Descobriu-se que em especial nos Parâmetros Curriculares Nacionais, existe sim a orientação de que o professor procure trabalhar com o que de mais relevante culturalmente existe para os alunos. No entanto, percebemos que só a questão cultural não é suficiente para a inclusão dos jogos e modalidades de raquete nas escolas, pois nem todos têm acesso a elas. Com relação aos esportes de raquete, observaram-se vários jogos e modalidades que são praticados nos mais diversos espaços físicos, tanto indoor como outdoor, de dia e de noite, com origens diversas e que podem sim ser trabalhados nas escolas, visto que a escola não é um espaço de formação de atletas com o aprimoramento do gesto técnico, mas sim, de vivência esportiva, buscando-se a compreensão do que existe de relevante culturalmente, primeiro em sua região e depois a nível nacional e internacional. Com isso, é possível a formação de alunos críticos e conscientes de seus direitos, capazes da busca da autonomia na prática esportiva em especial a de lazer
Abstract: This work aims to produce various games and sports racquet found in a study conducted via the Internet and its justification for inclusion in physical education classes for school understanding of what is culturally relevant to education in the locality where the school is inserted. For...
Abstract: This work aims to produce various games and sports racquet found in a study conducted via the Internet and its justification for inclusion in physical education classes for school understanding of what is culturally relevant to education in the locality where the school is inserted. For this understanding, studies of work by Jocimar Daolio, which shows us that culture is part of man as much as their biological side, one influencing the other. Also, studies were developed in the Brazilian official documents dealing with school education, trying to understand what they say about work in schools facing the cultural bias. It was found that especially in the National Curriculum, but there is guidance from the teacher to try to work with what there is more culturally relevant to students. However, we realize that only a cultural issue is not sufficient for the inclusion of games and how to paddle in schools, because not everyone has access to them. With respect to racquet sports, there were various games and modalities that are practiced in various physical spaces, both indoor and outdoor, day and night, with different backgrounds and yes that can be worked in schools since the school is not an area of training of athletes with improving the technical gesture, but rather to experience sport, seeking understanding of what is culturally relevant to the first in its region and then nationally and internationally. Thus, it is possible to form critical students aware of their rights and capable of autonomy in pursuit of sports and leisure in particular
Introdução dos esportes de raquete nas aulas de educação física escolar : uma visão segundo a cultura corporal do movimento
Introdução dos esportes de raquete nas aulas de educação física escolar : uma visão segundo a cultura corporal do movimento
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra