A dança nos currículos dos cursos de educação física : uma análise documental
TCC
Português
TCC/UNICAMP C253d
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
57 p.
Orientadores: Silvia Cristina Franco Amaral. Gisela Maria Brustolin
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: A dança está presente em diversos lugares, pode ser objeto de trabalho do professor de educação física em diferentes contextos sociais tais como clubes, parques e praças. Contudo poucos são os professores que abordam esse conteúdo, pois não se sentem preparados para tanto. Desta forma o...
Resumo: A dança está presente em diversos lugares, pode ser objeto de trabalho do professor de educação física em diferentes contextos sociais tais como clubes, parques e praças. Contudo poucos são os professores que abordam esse conteúdo, pois não se sentem preparados para tanto. Desta forma o presente estudo procura esclarecer e entender melhor a relação entre dança e formação em educação física, por meio de uma análise documental dos conteúdos relacionados à dança presente nos currículos dos cursos de educação física das universidades públicas do estado de São Paulo. Os currículos mostraram que a abordagem da dança está intimamente ligada ao tipo de formação almejada pela instituição de ensino, seja esta voltada para a atuação na área da saúde, na escola, ou direcionada a uma visão mais crítica da educação física. No máximo duas disciplinas foram oferecidas para abordar a dança em cada universidade pesquisada. O estudo evidenciou uma diversidade de abordagens para a dança na graduação, dentre as quais formação pessoal com trabalho corporal e proprioceptivo; incitando a pesquisa e vivência da dança enquanto arte, cultura, expressão corporal e linguagem; abordando o processo coreográfico e criativo; priorizando a aprendizagem rítmica; abordando a dança pelo viés de estilos dentre os quais folclore, o popular e o moderno, as danças religiosas e as sagradas. Esse estudo recebeu apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq
Abstract: Dance is in several places, and can be the object of work of the Physical Education professor in different fields, such as clubs, parks and squares. Nevertheless, few are the professors who work with dance, because they do not feel prepared. The present study aims at elucidating and better...
Abstract: Dance is in several places, and can be the object of work of the Physical Education professor in different fields, such as clubs, parks and squares. Nevertheless, few are the professors who work with dance, because they do not feel prepared. The present study aims at elucidating and better understanding the relationship between dance and Physical Education graduation courses. In order to do so, documentary analysis was carried out in terms of dance related content within the Physical Education curriculum for Public Universities in São Paulo State. The curriculum showed that the approach of dance is linked with the type of formation desired by the Educational institution being it directed to the fields of health, school or being it directed to one more critical look of Physical Education. To the most two disciplines were offered to approach of dance in each university surveyed. The study showed a diversity of approaches dance in the graduation, among them personal work with body and proprioception; encouraging research and experience of dance as art, culture, expression and body language; approaching the choreographic and creative process and; prioritizing rhythmic learning; approaching dance by the way of styles such as folklore, popular and modern, religious and sacred dance. This project was financially supported by National Council of Science and Technology Development, CNPq
A dança nos currículos dos cursos de educação física : uma análise documental
A dança nos currículos dos cursos de educação física : uma análise documental
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra