As atividades rítmicas na educação do corpo : o lugar da Ritmica de Dalcroze na revista Educação Physica (132-1945)
TCC
Português
TCC/UNICAMP V672a
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
68 p.
Orientador: Carmen Lúcia Soares
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: Este trabalho apresenta a elaboração do que veio a ser denominado de Atividades Rítmicas nas primeiras décadas do século XX. Émile Jaques-Dalcroze é considerado o criador da Ginástica Rítmica, um método inteiramente fundamentado em exercícios corporais que foi por ele desenvolvido e que...
Resumo: Este trabalho apresenta a elaboração do que veio a ser denominado de Atividades Rítmicas nas primeiras décadas do século XX. Émile Jaques-Dalcroze é considerado o criador da Ginástica Rítmica, um método inteiramente fundamentado em exercícios corporais que foi por ele desenvolvido e que passou a fundamentar métodos de ginástica e dança em fins do século XIX e princípio do século XX. As Atividades Rítmicas que se estabeleciam nas primeiras décadas do século XX, rompiam com a tradição das propostas fundamentadas na Higiene e na Medicina higienista, que privilegiavam o vigor do corpo. As idéias de Dalcroze, ao contrario, fundamentadas na Rítmica, proporcionavam aos alunos a possibilidade de um exercício corporal baseado em movimentos contínuos, capazes de representar e estabelecer relações com todas as qualidades da música, sobretudo, do ritmo. Esta pesquisa tomou como fonte principal de análise da presença das Atividades Rítmicas no Brasil, artigos publicados na Educação Physica: Revista Technica de Sports e Athletismo1, primeiro periódico publicado no Brasil entre os anos de 1930 e 1945 e destinado aos profissionais e leigos que se interessavam pela Educação Física e, mais largamente, pela Educação do Corpo
Abstract: This paper presents the development of what came to be called Rhythmic Activities in the first decades of the twentieth century. Emile Jaques-Dalcroze is considered the creator of Rhythmic Gymnastics, a method entirely based on physical exercises that he developed and was now the base...
Abstract: This paper presents the development of what came to be called Rhythmic Activities in the first decades of the twentieth century. Emile Jaques-Dalcroze is considered the creator of Rhythmic Gymnastics, a method entirely based on physical exercises that he developed and was now the base methods of gymnastics and dance in the late nineteenth and early twentieth century. Rhythmic activities that were established in the early decades of the twentieth century, broke with the tradition of the proposals based on Hygiene and Medicine hygienist, favored the force of the body. The ideas of Dalcroze, on the contrary, based on the rhythmic, gives students the possibility of a physical activity based on continuous movement, capable of representing and establish relations with all the qualities of music, especially rhythm. This research took as its primary source of analysis of the presence of Rhythmic Activities in Brazil, articles published in Educação Physica: Revista Technica de Sports e Athletismo (¿Physica Education: Journal of Sports and Athletico Technica¿), first newspaper published in Brazil between 1930 and 1945 and for practitioners and lay people who were interested for Physical Education and, more broadly, for the education of the body