Representações sociais de professores sobre a violência nas escolas
Marta Akico Sato
TCC
Português
TCC/UNICAMP Sa83r
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
73 p.
Orientador: Elaine Prodócimo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
Resumo: A violência faz parte da vida das pessoas, e instituições como as escolas não estão livres desta violência que pode ser física, verbal ou psicológica, inclusive através do fenômeno bullying. Estas violências afetam a dinâmica do ambiente escolar, a saúde e também a aprendizagem dos alunos...
Ver mais
Resumo: A violência faz parte da vida das pessoas, e instituições como as escolas não estão livres desta violência que pode ser física, verbal ou psicológica, inclusive através do fenômeno bullying. Estas violências afetam a dinâmica do ambiente escolar, a saúde e também a aprendizagem dos alunos envolvidos, direta ou indiretamente, nesses tipos de conflitos. Os professores convivem com estes alunos e faz-se necessário investigar as representações sociais que eles têm sobre a violência nas escolas e como podem em conjunto com a comunidade e também com outros setores da sociedade, contribuir para a diminuição e/ou resolução destes problemas dentro das escolas. A pesquisa baseada em um questionário com cinco perguntas abertas foi respondida por 40 professores da rede pública estadual, da região de Campinas e que lecionam para diferentes níveis de ensino. Os resultados mostram que 40% dos sujeitos já sofreram algum tipo de agressão por parte dos alunos seja na forma física ou verbal e a maioria transfere o problema para a direção ou demonstra indiferença em casos de violência verbal, como formas de resolução. As respostas dos professores evidenciam a dificuldade em lidar com a resolução dos conflitos entre os alunos, deixando a cargo da direção. No entanto, os professores reconhecem seu despreparo para lidar com os conflitos entre e com os alunos, o que nos leva a pensar, sobretudo, na formação acadêmica que ainda forma muitos professores e poucos educadores, e também na formação continuada para que o professor atualize-se de sua prática pedagógica a fim de despertar maior interesse dos alunos pelas aulas, além de soluções para minimização da violência que envolva a participação da escola e da comunidade no entorno dela
Ver menos
Abstract: Violence is part of people¿s life, and institutions such as schools are not free of this violence which can be physical, verbal or psychological, including the bullying phenomenon. Such violence affects the scholar environment dynamics, health and also the learner ability of the students,...
Ver mais
Abstract: Violence is part of people¿s life, and institutions such as schools are not free of this violence which can be physical, verbal or psychological, including the bullying phenomenon. Such violence affects the scholar environment dynamics, health and also the learner ability of the students, direct or indirectly involved in these kind of conflicts. The teachers have a close relationship with these students and it¿s necessary to investigate the social representation that they have over the violence in schools and how can they work together with the community and other departments of society, and contribute to reduce and / or resolve these problems in schools. The research based on a questionnaire with five open questions was answered by 40 teachers of the public grid, from Campinas region who teaches to different grades. The results show that 40% of subjects had experienced some type of aggression from students either physical or verbal, and most of them have sent the problem to the principal¿s office or showed indifference, in verbal violence cases, as a solution. The teachers answers illustrate the difficulties in dealing with the conflict resolution among students, leaving it into school¿s direction responsibility. However, teachers recognize their lack of preparation to work with conflicts between and with the students, which lead us to think, specially, about universities that still graduates a lot of teachers and a few real educators, also on continuous training so the teachers can keep their pedagogical practices updated in order to awake a bigger interest from the students to the classes, besides of solutions to minimize the violence that involves the school and the community on it¿s surroundings
Ver menos
Representações sociais de professores sobre a violência nas escolas
Marta Akico Sato
Representações sociais de professores sobre a violência nas escolas
Marta Akico Sato
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra