Logística e organização do território brasileiro : tipologia e topologia dos operadores do transporte multimodal
TCC
Português
TCC/UNICAMP P216L
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
61 f. : il.
Orientador: Ricardo Abid Castillo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências
Resumo: Através da acumulação capitalista que se impõe a partir das décadas de 1960 e 1970,
pelos processos globalizatórios e por meio das quedas das barreiras econômicas,
emerge o papel da logística em função das necessidades diante da crescente
competitividade nesse cenário global. Seguindo os...
Resumo: Através da acumulação capitalista que se impõe a partir das décadas de 1960 e 1970,
pelos processos globalizatórios e por meio das quedas das barreiras econômicas,
emerge o papel da logística em função das necessidades diante da crescente
competitividade nesse cenário global. Seguindo os anseios das organizações,
presenciamos o desenvolvimento corporativo logístico que, por meio de um
conhecimento técnico e empírico deparou-se com as ¿irracionalidades¿ do território
brasileiro, onde as empresas passaram a se reunir em associações nacionais e
internacionais de logística. Mediante esses interesses, normas foram desenvolvidas
favorecendo o desenvolvimento logístico. Sob esse contexto, a presente pesquisa
busca identificar e analisar a localização, concentração e especialização das empresas
de logística no Brasil. Utilizamos como base os Operadores de Transporte Multimodal
(OTMs), registrados na Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), regulados
pela Lei Nº 9.611, de 09.02.1998. Visamos também explorar as suas principais
qualidades e dificuldades de atuação no território nacional.
Abstract: Through capitalist accumulation that it is imposed between '60 and '70 decades by
globalization process and by means of economic barriers falling, emerges the role of
logistics in function of the needs toward of growing competition in this global scenario.
Following the aspiration of the...
Abstract: Through capitalist accumulation that it is imposed between '60 and '70 decades by
globalization process and by means of economic barriers falling, emerges the role of
logistics in function of the needs toward of growing competition in this global scenario.
Following the aspiration of the organizations, we witnessed the logistic corporative
development that, by means of an empiric and technical knowledge found some
restriction on national territory, where the companies started to get together in local and
international associations of logistics. Under this context, the present survey is intended
to identify and analysis the localization, concentration and specialization of the Brazilian
logistics companies. Taking as basis the Operators of Multimodal Transportation
(OTMs) registered in the National Agency of Highway Transportation (ANTT), these
regulated by Law No. 9.611 of 09.02.1998, we expect to explore the main qualities and
difficulties of their performance in national territory.