Alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B278a
[Literacy in youth and adults education]
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
238 p. : il.
Orientador: Sérgio Antonio da Silva Leite
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo descrever e analisar as práticas pedagógicas de uma professora atuante na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e verificar seus impactos nas práticas de letramento dos seus alunos. Foi realizada com alunos da Educação de Jovens e Adultos do município de...
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo descrever e analisar as práticas pedagógicas de uma professora atuante na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e verificar seus impactos nas práticas de letramento dos seus alunos. Foi realizada com alunos da Educação de Jovens e Adultos do município de Amparo/SP. As bases teóricas utilizadas fixam-se nos estudos sobre o letramento e na abordagem histórico-cultural. A metodologia de pesquisa adotada é qualitativa, com características etnográficas. A coleta de dados deu-se através da realização de entrevistas com os alunos em diversos momentos do processo e de visitas constantes à sala de aula, quando foram realizadas observações das práticas pedagógicas e registros das mesmas em diário de campo. A análise e a discussão dos dados estão baseadas na abordagem teórica assumida. Os resultados, produtos da análise das respostas emitidas pelos sujeitos nas entrevistas, mostram uma ampliação das práticas de leitura e escrita realizadas pelos sujeitos, que podem ser relacionadas com as práticas pedagógicas vivenciadas. A pertinência desta pesquisa firma-se na relevância social do tema, buscando um aprofundamento teórico sobre os conceitos de alfabetização e letramento, assim como, a educação de jovens e adultos. Além disso, poderá contribuir para que os educadores de jovens e adultos possam enriquecer sua prática e explorar alternativas pedagógicas centradas nos usos sociais da escrita.
Abstract: This research describes and analyses the pedagogic practices of a teacher in the field of Youth and Adult Education (EJA) and verify its impacts on the literacy practice of the students in the city of Amparo/SP. The theoretic support focuses on the studies about literacy and...
Abstract: This research describes and analyses the pedagogic practices of a teacher in the field of Youth and Adult Education (EJA) and verify its impacts on the literacy practice of the students in the city of Amparo/SP. The theoretic support focuses on the studies about literacy and cultural-historical approach. The method adopted is qualitative, with ethnographic characteristics. The data were collected in interviews with the students and by frequent visits to the classes, when the pedagogic practices were observed and registered in the field journal. The analysis and discussion of the data are based on the assumed theoretic approach. The results, based on the subject's answers to the interviews, showed progress of the reading and writing skills by the subjects that may be related to the pedagogic practices experienced. The pertinence of this research is based on the social relevance of its thematic, searching for a deepening of the theoretic knowledge about the concepts of literacy and youth and adults education. It also contributes to the improvement of the practice of educators, allowing them to explore pedagogical alternatives centered on the social use of writing.