Edifícios culturais e a reabilitação de áreas centrais = o Complexo Cultural Teatro da Dança de São Paulo
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP P265e
[Cultural buildings and rehabilitation of central areas]
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
220 p. : il.
Orientador: Leandro Silva Medrano
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Resumo: As políticas de promoção urbana, como o city marketing, são cada vez mais utilizadas no desenvolvimento e planejamento das cidades de grande porte ou turísticas, adquirindo relevância no conjunto das novas ações urbanas engendradas no contexto das economias globais e do capitalismo avançado....
Resumo: As políticas de promoção urbana, como o city marketing, são cada vez mais utilizadas no desenvolvimento e planejamento das cidades de grande porte ou turísticas, adquirindo relevância no conjunto das novas ações urbanas engendradas no contexto das economias globais e do capitalismo avançado. A sua emergência e ascensão, indicam uma nova metodologia aos projetos de (re)urbanização e uma nova visão do espaço urbano que se impõe na orientação dessas políticas. O city marketing utiliza a cultura, entendida como mercadoria, na instrumentalização de estratégias de competição das cidades em meio a globalização. O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre edifícios com finalidades culturais, inseridos em mecanismos de promoção urbana, com os processos de reurbanização em centros consolidados. Desta forma pretende-se discutir a questão: no Brasil, especificamente no centro de São Paulo, a política de promoção urbana por meio de edifícios com programas destinados à cultura obteve êxito em relação à reabilitação do entorno? O objeto de estudo é a área da Luz, no centro de São Paulo e o projeto de seu novo edifício cultural: o Complexo Cultural Teatro da Dança
Abstract: The policies of urban promotion as the city marketing, are more and more used in development and planning of large or tourist cities, acquiring a centrality in set of new urban actions, becoming one of the main tools to leverage projects to the city. Its emergence and rise indicates a new...
Abstract: The policies of urban promotion as the city marketing, are more and more used in development and planning of large or tourist cities, acquiring a centrality in set of new urban actions, becoming one of the main tools to leverage projects to the city. Its emergence and rise indicates a new ideology of the projects of (re)urbanization and a new worldview that is imposed on the orientation of these policies. The city marketing uses the culture as a indispensable tool to achieve the global competitiveness and dissemination of global urban image. The current study aims to examine the connection between buildings, with cultural purposes, embedded in urban promotion strategy, with the processes of reurbanization in consolidated centers. Thus it is intend to discuss the question: in Brazil, specifically at São Paulo downtown, the policy of urban promotion through buildings with programs for the culture had successful in relation of the rehabilitation of the environment? The study object is the area of Luz, at São Paulo downtown and its new cultural building, the Cultural Complex of the Dance Theater