Economia financeira e economia produtiva = o padrão de financiamento da indústria automobilística
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP B644e
[Financial Economics and productive economy]
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
200 p. : il.
Orientador: Fernando Sarti
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Resumo: As transformações produtivas e financeiras verificadas no sistema econômico a partir das décadas de 1970 e 1980 apontam para um crescente papel das finanças na dinâmica das corporações. Nesse contexto, essa dissertação busca caracterizar o padrão de financiamento da indústria...
Resumo: As transformações produtivas e financeiras verificadas no sistema econômico a partir das décadas de 1970 e 1980 apontam para um crescente papel das finanças na dinâmica das corporações. Nesse contexto, essa dissertação busca caracterizar o padrão de financiamento da indústria automobilística, sob a perspectiva da produção, do investimento (incluindo inovação) e da comercialização. Tomam-se como referencial teórico as contribuições de Keynes, Minsky, Kalecki e Schumpeter. A partir dos relatórios financeiros de importantes montadoras, analisam-se suas estruturas financeiras na década de 2000, procurando delinear semelhanças e diferenças entre os grupos (americanos, europeus e asiáticos). Destaca-se a atuação de seus braços financeiros, diretamente associados às vendas e ao desempenho das companhias, bem como dos fornecedores nas linhas de montagem. Ressalta-se a importância do crédito na dinâmica do setor, explicitada durante a recente crise econômica mediante a redução das vendas de veículos e o agravamento da situação prévia de fragilidade financeira de montadoras americanas
Abstract: Productive and financial changes observed in the economic system since the 1970s and 1980s point to an increasing role of finance in the corporations' logic. In this context, the thesis aims to characterize the finance pattern of automobile industry, from production, investment (including...
Abstract: Productive and financial changes observed in the economic system since the 1970s and 1980s point to an increasing role of finance in the corporations' logic. In this context, the thesis aims to characterize the finance pattern of automobile industry, from production, investment (including innovation) and commercialization perspectives. The theoretical approach is based on Keynes', Minsky's, Kalecki's and Schumpeter's contributions. Financial structures of important carmakers during the 2000s are analyzed using their financial reports. Similarities and differences between American, European and Asian groups are stressed. Both behaviors of their financial arms, directly related to sales and to companies' performance, and of suppliers in assembly lines are expressed. It is also emphasized the importance of credit to the sectoral dynamics, made explicit during the recent economic crisis by the decrease in auto sales and the aggravation of a previous situation of American carmakers' financial fragility
Economia financeira e economia produtiva = o padrão de financiamento da indústria automobilística
Economia financeira e economia produtiva = o padrão de financiamento da indústria automobilística
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