O IBOPE, a opinião pública e o senso comum dos anos 1950 = hábitos, preferências, comportamentos e valores dos moradores dos grandes centros urbanos brasileiros (Rio de Janeiro e São Paulo)
Silvia Rosana Modena Martini
TESE
Português
T/UNICAMP M366i
[The IBOPE, the public opinion and the common sense during 1950]
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
169f. : il.
Orientador: Marcelo Siqueira Ridenti
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: A modernidade que se desenhava nos anos 1950 nos dois maiores centros urbanos brasileiros, fundamentada na posse e consumo de bens industrializados, contrastava com o Brasil predominantemente rural. À medida que a população se urbanizava, novos produtos, que caracterizavam um padrão de vida...
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Resumo: A modernidade que se desenhava nos anos 1950 nos dois maiores centros urbanos brasileiros, fundamentada na posse e consumo de bens industrializados, contrastava com o Brasil predominantemente rural. À medida que a população se urbanizava, novos produtos, que caracterizavam um padrão de vida urbano e moderno, incorporam-se ao consumo dos brasileiros: o automóvel, a televisão, o aspirador de pó, a enceradeira, a geladeira e centenas de outros produtos, frutos do capitalismo industrial. Desenvolvimento, para a maioria da população, significava a posse destes bens duráveis. Inicialmente, o estilo de vida moderno espraiou-se nos grandes centros urbanos, entre o empresariado e a classe média alta, posteriormente, pela força dos meios de comunicação - rádio e televisão - atingiu as classes menos privilegiadas. As pesquisas de opinião pública do IBOPE ? que fundamentam este trabalho ?, depositadas no Arquivo Edgard Leuenroth, constituem-se em rica fonte documental para quem pretende estudar o comportamento dos moradores dos grandes centros urbanos brasileiros, pois trazem à tona o cotidiano de homens e mulheres que vivenciaram os anos 1950 e passaram a consumir determinados bens, quer seja materiais ou simbólicos, atrelados a um processo mundial: a formação da sociedade de consumo
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Abstract: The modernity developed during the years of 1950 at the two biggest brazilian urban centers, based upon ownership and consumption of industrialized goods, diverged from a Brazil predominantly rural. As the population would become urbanized, new products that would feature an urban and...
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Abstract: The modernity developed during the years of 1950 at the two biggest brazilian urban centers, based upon ownership and consumption of industrialized goods, diverged from a Brazil predominantly rural. As the population would become urbanized, new products that would feature an urban and modern lifestyle would be added to Brazilians consumptions: cars, television, hoover, floor polisher, refrigerator and hundred of other products as a reward of the industrial capitalism. Development for most people meant the possession of these non perishable goods. Initially the modern lifestyle spread through the big urban centers among entrepreneurs and high middle class, at a later time through the media - radio and television - it reached the less privileged class. The public opinion surveys by IBOPE (Brazilian Institute of Public Opinion and Statistics) from which this paper is based filed at Arquivo Edgard Leuenroth constitute a rich documental source to those who intend to study the behavior of the residents of brazilian big urban centers as they evoke the daily life of men and women who experienced the years of 1950 and started acquiring specific goods either material or symbolic ones attached to a worldwide process: the creation of a consumerism society
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Ridenti, Marcelo Siqueira, 1959-
Orientador
Hirano, Sedi, 1938-
Avaliador
Chaia, Vera Lucia Michalany
Avaliador
Lourenço, Fernando Antonio, 1955-
Avaliador
Rego, Rubem Murilo Leão, 1943-
Avaliador
O IBOPE, a opinião pública e o senso comum dos anos 1950 = hábitos, preferências, comportamentos e valores dos moradores dos grandes centros urbanos brasileiros (Rio de Janeiro e São Paulo)
Silvia Rosana Modena Martini
O IBOPE, a opinião pública e o senso comum dos anos 1950 = hábitos, preferências, comportamentos e valores dos moradores dos grandes centros urbanos brasileiros (Rio de Janeiro e São Paulo)
Silvia Rosana Modena Martini
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