O demônio no corpo das palavras = o endemoninhamento do discurso em Lavoura arcaica
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Sa59d
[Demon in the body of the words]
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
114 p. : il.
Orientador: Mario Luiz Frungillo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Lavoura arcaica, romance do escritor brasileiro Raduan Nassar, revela clara intertextualidade com o texto bíblico, evidenciada em relações intertextuais tanto de captação quanto de subversão. Esses intertextos diversos dão origem a dois discursos fundamentais em oposição, que encenam o...
Resumo: Lavoura arcaica, romance do escritor brasileiro Raduan Nassar, revela clara intertextualidade com o texto bíblico, evidenciada em relações intertextuais tanto de captação quanto de subversão. Esses intertextos diversos dão origem a dois discursos fundamentais em oposição, que encenam o grande embate social entre as vozes da autoridade e da contestação. O discurso sapiencial e solene do pai, imitação da Bíblia, é questionado e carnavalizado pela voz subversiva e "endemoninhada" do filho-narrador, André. Nesta sua fala, encontra-se instalado um "demônio literário" que põe em transe a linguagem nos seus diversos níveis. Realiza-se aqui uma leitura do romance de Nassar que permita contemplá-lo não apenas como um palimpsesto bíblico em estado de possessão demoníaca, mas também como uma polifonia dissonante e violenta. Tal leitura será potencializada levando-se em conta as categorias da teoria do romance de Mikhail Bakthin
Abstract: Lavoura arcaica, Brazilian writer Raduan Nassar's romance, shows clearly an intertextuality with the Biblical text, evidenced in intertextual relations of captation and subversion. These different intertexts give rise to two basic speeches in opposition, that stage the great social shock...
Abstract: Lavoura arcaica, Brazilian writer Raduan Nassar's romance, shows clearly an intertextuality with the Biblical text, evidenced in intertextual relations of captation and subversion. These different intertexts give rise to two basic speeches in opposition, that stage the great social shock between the voices of the authority and the challenge. The sapiential and solemn father's speech, imitation of the Bible, is questioned and carnivalized by the subversive and "demoniac" voice of the son-narrator, André. In his speech, there's a "literary demon" installed, who puts in trance the language in its several levels. This Nassar's romance reading is not only a contemplation of it as a Biblical palimpsest in state of demoniac possession, but also as an inharmonic and violent polyphony. Such reading is improved applying the categories of Mikhail Bakthin's theory of romance
O demônio no corpo das palavras = o endemoninhamento do discurso em Lavoura arcaica
O demônio no corpo das palavras = o endemoninhamento do discurso em Lavoura arcaica
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