A pratica historica no processo da constituição de diferentes concepções de infancia de estados primitivos ate a modernidade
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP C179p
Campinas, SP : [s.n.], 1994.
[148]f.
Orientador: Dermeval Saviani
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa analisa, através da história, as circunstâncias a que foi submetida a criança e, a partir disto, estuda a forma como foi sendo concebida a infância. Por esta razão, estuda-se a prática educativa que até finais do século XVIII estabeleceu-se sobre a criança e que deu sustento a...
Resumo: Esta pesquisa analisa, através da história, as circunstâncias a que foi submetida a criança e, a partir disto, estuda a forma como foi sendo concebida a infância. Por esta razão, estuda-se a prática educativa que até finais do século XVIII estabeleceu-se sobre a criança e que deu sustento a distintas correntes pedagógicas. Assim, a maior importância deste estudo deriva da fundamentação apresentada, permitindo entender como foi concebida a infância e o que isto implica, a nível educativo, em relação com o pedagógico, já que, conforme se sustenta, a concepção de infância impõe um certo tipo de educação