Educação infantil : concepção de infância e diretrizes curriculares
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP Si38e
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
73 f.
Orientador: Pedro Ganzeli
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Rsumo: A educação infantil é um tema que está ganhando espaço nas políticas públicas e nas discussões sobre ensino. Este trabalho busca estudar quais as concepções que se formularam com relação à infância. Além disso, é feito um breve histórico do atendimento infantil no Brasil e análise das...
Rsumo: A educação infantil é um tema que está ganhando espaço nas políticas públicas e nas discussões sobre ensino. Este trabalho busca estudar quais as concepções que se formularam com relação à infância. Além disso, é feito um breve histórico do atendimento infantil no Brasil e análise das concepções de infância presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de análise documental. O estudo mostrou que até a idade média havia um tipo de indiferença com relação à infância, com alto índice de abandono e mortalidade infantil. A partir da Revolução Industrial e Francesa, houve mudanças no sistema econômico que passou de um sistema Feudal para Capitalista. Os autores Rousseau e Frobel e Freinet mostram a consolidação desse novo modelo e o papel que a criança exerce nele. No Brasil houve uma dicotomia entre educação para ricos e pobres. Há um modelo mais voltado para a educação destinado aos ricos. E a concepção assistencialista para a educação dos pobres, em que há baixa qualidade é mais voltado a guarda e cuidados, com poucos recursos financeiros. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil têm como orientação a concepção integral da criança, onde a educação e cuidados são indissolúveis. Percebe-se que há nas diretrizes múltiplas concepções de infância