Cada um no seu quadrado? : a distribuição do tempo, o número de crianças, as salas e a natureza do projeto pedagógico desenvolvido em um CEMEI de Campinas (SP)
TCC
Português
TCC/UNICAMP G934c
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
117 f.
Orientador: Ana Lucia Goulart de Faria
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada nos anos de 2009 e 2010 em uma creche da rede pública do município de Campinas. Minha atuação enquanto monitora de educação infantil, me pemitiu conhecer as principais dificuldades apontadas pelas docentes da creche, como obstáculo...
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada nos anos de 2009 e 2010 em uma creche da rede pública do município de Campinas. Minha atuação enquanto monitora de educação infantil, me pemitiu conhecer as principais dificuldades apontadas pelas docentes da creche, como obstáculo para a realização de um bom trabalhado pedagógico com as crianças. Entre as dificuldades apontadas a mais recorrente se refere ao grande número de crianças por sala e por adulto. As docentes da creche são constituídas pelas professoras e pelas monitoras/agentes de educação infantil, estas últimas que apesar de não terem a formação exigida pela lei para atuar como professoras, também exercem a função docente nas creches. A hipótese levantada é que o número de crianças não pode ser pensado isoladamente, e para a realização de um trabalho educativo de qualidade é necessário que haja uma articulação entre a quantidade de crianças; a organização do espaço; a distribuição do tempo; e do projeto pedagógico proposto. A pesquisa nesta creche demonstrou que as docentes não estão preparadas para trabalhar com um grande número de crianças, tanto as professoras como as monitoras/agentes de educação infantil, assim se faz cada vez mais necessário buscar uma pedagogia que dê conta do trabalho educativo e as especificidades da educação das crianças pequenininhas
Abstract: Not informed
Cada um no seu quadrado? : a distribuição do tempo, o número de crianças, as salas e a natureza do projeto pedagógico desenvolvido em um CEMEI de Campinas (SP)
Cada um no seu quadrado? : a distribuição do tempo, o número de crianças, as salas e a natureza do projeto pedagógico desenvolvido em um CEMEI de Campinas (SP)
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra