Educação escolar indígena = Mas, o que é mesmo uma escola diferenciada? Trajetória, equívocos e possibilidades no contexto da E. E. Indígena Xucuru Kariri Warcanã, de Aruanã (Caldas, MG)
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Si38e
[Indigenous education]
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
132 p. : il. + 1 DVD.
Orientador: Maria Teresa Eglér Mantoan
Acompanhado do vídeo "Mônadas em movimento"
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente estudo visa contribuir no sentido de ir além da discussão teórica abordando as narrativas dos sujeitos atores praticantes da Educação Escolar indígena, em especial, lideranças, professores e alunos, permitindo uma compreensão do que eles pensam e entendem por uma escola indígena...
Resumo: O presente estudo visa contribuir no sentido de ir além da discussão teórica abordando as narrativas dos sujeitos atores praticantes da Educação Escolar indígena, em especial, lideranças, professores e alunos, permitindo uma compreensão do que eles pensam e entendem por uma escola indígena diferenciada. O estudo foi realizado na E. E. Indígena Xucuru Kariri Warcanã de Aruanã, no município de Caldas, MG. Possibilita repensar e se definir as escolas indígenas, como espaço de fronteiras, entendidos como espaço de trânsito, de hibridismo, de troca e articulação de conhecimentos. Espaço ressignificado pelos indígenas com suas identidades cambiantes, espaço das diferenças.
Abstract: The aim of this study is to contribute not only with the theoretical discussion, but mainly with the Indigenous Education itself. The environment, daily routine, including teachers, students and community narratives to understand the meaning of a different Indigenous School. This field...
Abstract: The aim of this study is to contribute not only with the theoretical discussion, but mainly with the Indigenous Education itself. The environment, daily routine, including teachers, students and community narratives to understand the meaning of a different Indigenous School. This field research was made at the E.E. Indigena Xucuru Kariri Wacanã de Aruanã, in Caldas, Minas Gerais. It allows us to define the Indigenous School as a border place with a joint of knowledge, focusing on the indigenous identity. A place where the difference is acceptable.