Problematização da prática de controle de estoque : limites e possibilidades em uma turma de educação infantil
TCC
Português
TCC/UNICAMP N145p
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
75 f.
Orientador: Anna Regina Lanner de Moura
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: As práticas pedagógicas presentes na Educação Infantil, em sua maior parte, entendem os conceitos como algo em um plano abstrato, com uma essência a ser apropriada pelas crianças de forma gradativa. A problematização de práticas socioculturais, inspirada no pensamento de Wittgenstein, busca...
Resumo: As práticas pedagógicas presentes na Educação Infantil, em sua maior parte, entendem os conceitos como algo em um plano abstrato, com uma essência a ser apropriada pelas crianças de forma gradativa. A problematização de práticas socioculturais, inspirada no pensamento de Wittgenstein, busca desconstruir esta ideia, considerando que os diferentes jogos de linguagem mobilizados nas práticas apresentam entre si, no máximo, semelhanças defamílía. A presente pesquisa buscou problematizar a prática sociocultural de controle de estoque por meio do código de barras em uma turma de Educação Infantil, com crianças na faixa etária de 5 a 6 anos, de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) na cidade de Campinas-SP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia fundamenta-se na observação participante e em momentos de intervenção da pesquisadora para a problematização da prática em questão. Da análise dos jogos de linguagem mobilizados nas interações criançasprofessora e crianças-crianças, pode-se perceber como o processo de problematização de uma prática sociocultural permite às crianças estabelecerem significados para esta prática, aprendendo a vê-la de outras maneiras. Ao serem chamadas a discutir e refletir sobre uma determinada prática sociocultural, as crianças remetem a rastros de significação de vivências com esta prática, problematizando suas próprias percepções de mundo
Problematização da prática de controle de estoque : limites e possibilidades em uma turma de educação infantil
Problematização da prática de controle de estoque : limites e possibilidades em uma turma de educação infantil
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra