A institucionalização do Curso de Pedagogia no Brasil
Thamiris Raquel Mathias
TCC
Português
TCC/UNICAMP M426i
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
21 f.
Orientador: Jose Claudinei Lombardi
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A crescente propaganda da educação escolarizada, enquanto peça constitutiva do desenvolvimento social traz à tona a discussão acerca da formação de professores. No Brasil é incontestável, o grande problema da qualidade da educação pública, em todos os seus níveis, principalmente o da...
Ver mais
Resumo: A crescente propaganda da educação escolarizada, enquanto peça constitutiva do desenvolvimento social traz à tona a discussão acerca da formação de professores. No Brasil é incontestável, o grande problema da qualidade da educação pública, em todos os seus níveis, principalmente o da educação básica. Não raramente essa falta de qualidade, é atribuída à má formação dos profissionais de educação. Os cursos de formação de professores são muitas vezes, vistos como cursos de segunda categoria dentro e fora do ambiente universitário, em especial os cursos de Pedagogia. Sem dúvida, não podemos negar que há muitos erros na formação desses profissionais, mas não seriam esses problemas, existentes desde a gênese da institucionalização desse curso no Brasil? Motivada pela questão acima. O presente trabalho tem como objetivo trazer à memória a história da institucionalização do curso de Pedagogia no Brasil, através do decreto 1.190 de Abril de 1939. Pretende-se contribuir na compreensão de como foi estruturado o curso, os objetivos existentes em sua fundação, suas problemáticas e estrutura. Para isso, julgo necessário deixar explícito em quais circunstâncias políticas, econômicas e educacionais o curso foi criado
Ver menos
A institucionalização do Curso de Pedagogia no Brasil
Thamiris Raquel Mathias
A institucionalização do Curso de Pedagogia no Brasil
Thamiris Raquel Mathias
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra