Relações de ensino e intersubjetividade : contribuições da perspectiva histórico-cultural
José Carlos Pinto Filho
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP P658r
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
64 f.
Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Com base na perspectiva Histórico-Cultural, o presente Trabalho de Conclusão de Curso discutiu concepções em tomo dos processos intersubjetivos, a partir de um estudo longitudinal, com características da observação participante e realizado em uma escola da rede municipal de Campinas, SP. Para esse...
Ver mais
Com base na perspectiva Histórico-Cultural, o presente Trabalho de Conclusão de Curso discutiu concepções em tomo dos processos intersubjetivos, a partir de um estudo longitudinal, com características da observação participante e realizado em uma escola da rede municipal de Campinas, SP. Para esse estudo, acompanhamos um mesmo grupo de professora e alunos , do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental, registrando as situações cotidianas em diário de campo e vídeo-gravações. Como fruto do trabalho realizado, chegamos à discussão dos limites do conceito de "intersubjetívidade", levando-se em consideração o modo como tem sido utilizado por diversos autores e das possibilidades de contribuição da noção de "terreno interindividual", utilizada por Bakhtin. Decorrente das questões com as quais lidamos em quase três anos de iniciação científica, discutimos também questões metodológicas relacionadas à posição do proprio pesquisador na relação com o quadro teórico e o trabalho de interpretação e análises do material empírico e como o processo de pesquisa que constitui suas elaborações teóricas também o constitui como pesquisador
Ver menos
Relações de ensino e intersubjetividade : contribuições da perspectiva histórico-cultural
José Carlos Pinto Filho
Relações de ensino e intersubjetividade : contribuições da perspectiva histórico-cultural
José Carlos Pinto Filho
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra