O ensino mútuo : uma inovação pedagógica do século XIX
Silvia Regina Cason
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP C27e
Campinas, SP : [s.n.], 2011.
73 f.
Orientador: Maria Cristina Menezes
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O propósito deste trabalho é abordar o método monitorial/mútuo, no início do século XIX, no Brasil, de forma a levantar o que de mais importante foi compreendido em algumas das literaturas que dele se ocupam. Dessa forma, contextualizamos os métodos que o antecederam, como a sala de aula foi...
Ver mais
Resumo: O propósito deste trabalho é abordar o método monitorial/mútuo, no início do século XIX, no Brasil, de forma a levantar o que de mais importante foi compreendido em algumas das literaturas que dele se ocupam. Dessa forma, contextualizamos os métodos que o antecederam, como a sala de aula foi se desenvolvendo ao longo dos tempos, e descrevemos os modos de castigos lancasterianos, considerados como formas de humilhações e não como castigos físicos. Por último, dedicamos um estudo sobre as conferências do Barão Degerando para a formação dos professores de primeiras letras, pelo systema de ensino mútuo
Ver menos
O ensino mútuo : uma inovação pedagógica do século XIX
Silvia Regina Cason
O ensino mútuo : uma inovação pedagógica do século XIX
Silvia Regina Cason
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra