Inclusão escolar sob o ponto de vista de alunos com baixa visão e de seus familiares
Camila Franzolin Araújo Gouvêa
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP G745i
Campinas, SP : [s.n.], 2010.
66 f.
Orientador: Maria Elisabete Roddrigues Freire Gasparetto
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo discutir o processo de inclusão escolar do ponto de vista do aluno com baixa visão e de seus familiares para verificar: as condiçöes de aprendizagem, a disponibilização de recursos de tecnologia assistiva e o relacionamento com professores e colegas. Os...
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Resumo: O presente trabalho teve como objetivo discutir o processo de inclusão escolar do ponto de vista do aluno com baixa visão e de seus familiares para verificar: as condiçöes de aprendizagem, a disponibilização de recursos de tecnologia assistiva e o relacionamento com professores e colegas. Os sujeitos da pesquisa são crianças e adolescentes com baixa visão, matriculados em escola regular, participantes dos programas infantis, de adolescentes, de adultos com deficiência visual do CEPRE/ FCM/UNICAMP e, bem como, seus pais ou familiares. A pesquisa teve carater qualitativo e quantitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de dois roteiros de entrevistas (Apêndice 1 e 2), no período entre Junho a Novembro de 2010, sendo um para o filho(a) e o outro para os pais ou familiares O trabalho obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, os envolvidos assinaram um Termo de consentimento Livre e Esclarecido (Anexos 1 e 2) que os informava a respeito da pesquisa. Por meio dos resultados foi possível verificar que a maioria dos alunos relatou ter dificuldades para copiar a matéria da lousa e por não receberem ajuda frequente, dependem muitas vezes dos próprios colegas, além de nem todo material ser transcrito e adaptado. maior atenção para os alunos que estão em séries iniciais do Ensino Fundamental, enquanto os alunos de Ensino Médio encontram maiores dificuldades na realização das tarefas e pela rotatividade de professores. que nem sempre estão dispostos a ajudar. As informações coletadas visam fornecer subsídios para o oferecimento de sugestões de uso de materiais e estratégias para melhorar o desempenho visual dos alunos em sala de aula
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Camila Franzolin Araújo Gouvêa
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